Maia convoca suplente do deputado Celso Jacob, preso na Papuda

A convocação do suplente José Augusto Nalin (DEM-RJ) para ocupar a vaga de Jacob foi publicada no Diário da Câmara. O suplente tem até 30 dias para tomar posse no cargo.

Deputado Celso Jacob está preso desde o dia 6 de junho no Complexo Penitenciário da PapudaDeputado Celso Jacob está preso desde o dia 6 de junho no Complexo Penitenciário da Papuda - Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), convocou nesta quarta-feira (2) o suplente do deputado Celso Jacob (MDB-RJ), preso desde junho do ano passado no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. A convocação do suplente José Augusto Nalin (DEM-RJ) para ocupar a vaga de Jacob foi publicada no Diário da Câmara. O suplente tem até 30 dias para tomar posse no cargo.

Leia também:
Deputado preso, Celso Jacob, quer frequentar a Câmara no recesso
Câmara suspende salários e benefícios dos deputados Paulo Maluf e Celso Jacob


Jacob foi condenado em 2006 por falsificação de documento público e dispensa irregular de licitação quando era prefeito de Três Rios (RJ). A pena de Jacob é de 7 anos e 2 meses em regime semiaberto. No início do cumprimento da pena, Jacob foi autorizado a exercer o mandato na Câmara durante o dia e retornar ao presídio no período noturno. O benefício, contudo, foi revogado.

Ao convocar o suplente, Maia argumenta que os recursos da defesa do parlamentar não tiveram êxito e que Jacob está impossibilitado de desempenhar suas funções. O presidente da Câmara ressalvou que Jacob poderá “reassumir o mandato a qualquer tempo, caso sua situação se altere de forma a permitir o cumprimento dos deveres decorrentes do exercício de seu mandato”.

Jacob pode ainda perder o mandato caso o Conselho de Ética aprove o processo por quebra de decoro parlamentar.

Veja também

Câmara aprova urgência e acelera projeto para substituir Lei de Segurança Nacional
Congresso

Câmara aprova urgência e acelera projeto para substituir Lei de Segurança Nacional

Em reunião com embaixador americano, Paulo Câmara defende ações em defesa do meio ambiente
Blog da Folha

Em reunião com embaixador americano, Paulo Câmara defende ações em defesa do meio ambiente