Maia recebe deputados do PSD em almoço

Alguns deputados do partido acompanharão o encontro

Na segunda-feira (23), o líder do PSD, Marcos Montes, almoça com o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, em Brasília. Alguns deputados do partido acompanharão o encontro. Presidente do PSD-PE, André de Paula já segue para a Capital Federal neste domingo (22), quando janta com Rodrigo. Os dois são amigos desde os tempos do Democratas. Depois que Rogério Rosso liberou a bancada, o dirigente pernambucano sentiu-se à vontade para declarar seu voto em Rodrigo e já considera o assunto resolvido na sigla. Na quarta, o PCdoB encaminhou o apoio a Maia também. Se, em julho do ano passado, os comunistas chegaram a lançar a candidatura de Orlando Silva no 1º turno, antes de votarem em Maia, desta vez, já no 1º turno, optaram pelo democrata. Ainda na sexta-feira (20), o deputado Jovair Arantes, candidato do PTB à presidência da Câmara, passou por Pernambuco, mas acabou desmarcando agendas com deputados pernambucanos, diante da tragédia ocorrida com o ministro Teori Zavascki. No entanto, manteve o encontro com o governador Paulo Câmara. Alguns parlamentares leram a movimentação de Jovair como uma estratégia também para evitar passar pela mesma saia justa de Rosso, que veio ao Recife e não tinha deputados suficientes para lhe receber. O fato de Jovair ter sido relator do impeachment da presidente Dilma Rousseff tem levado membros da esquerda a olharem enviesado para essa alternativa. Por outro lado, no entanto, boa parte do PT já votou em Maia em julho passado, que é um nome do DEM. Ao peitarem Eduardo Cunha, apresentando a candidatura de Arlindo Chinaglia, acabaram sem espaço na Mesa. A mesma lógica valeu para que o PSD tomasse sua posição a favor de Maia.

Ouvindo de um por um

Na disputa pela liderança do PSB na Câmara Federal, o deputado Tadeu Alencar trabalha pela construção de um consenso. Na última semana, esteve com o vice-governador de São Paulo, Márcio França, dirigente do PSB naquele Estado. Ouviu ainda o prefeito de Campinas, Jonas Donizette.

No Nordeste > Em Salvador, Tadeu esteve com com o deputado federal Bebeto. No Ceará, vai à mesa com Danilo Fortes e vai ter audiência com o governador Camilo Santana. A agenda em Fortaleza seria ontem, mas, dado o acidente com o ministro Teori Zavascki, ficou para segunda-feira.

Visitas > Presidente do Instituto Teotônio Vilela, o senador José Aníbal (PSDB/SP) visita a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, na segunda-feira. Antes, a tucana vai à mesa com o presidente nacional do PRTB, Levy Fidelix. O PRTB tem três vereadores na Capital do Agreste.

Por... > Dos 286 cargos comissionados, o prefeito de Ribeirão, Marcelo Maranhão, nomeou 30, em janeiro.

...partes > Nesta conta, estão inclusos os 10 secretários. A economia é de R$ 350 mil no 1º mês do ano. A expectativa é de que em três meses, ele tenha nomeado 120 nomes.

De mãos... > Em Moreno, no seu primeiro escalão, o prefeito Vavá Rufino tem um casal atuando à frente da Procuradoria e da Controladoria do município, Henrique e Nely viana, respectivamente.

...dadas > Segundo auxiliares, os dois são amigos e advogados de Vavá desde a época de faculdade, antes de terminarem o curso de Direito. Já a Secretaria de Desenvolvimento Social, é comandada pela esposa do prefeito, Vera Letícia.

Veja também

'Nós fizemos a nossa parte', diz Bolsonaro em meio à crise de falta de oxigênio em Manaus
Coronavírus

'Nós fizemos a nossa parte', diz Bolsonaro em meio à crise de falta de oxigênio em Manaus

Presidente do Senado articula ajuda para fornecimento de oxigênio em hospitais de Manaus
Coronavírus

Presidente do Senado articula ajuda para fornecimento de oxigênio em hospitais de Manaus