Manifestantes se reúnem no Bairro do Recife em ato pró-Lula

Com grito de 'Lula Livre', atos lembram um ano da prisão do ex-presidente, que está em uma cela especial da Polícia Federal em Curitiba. Manifestações devem continuar até o dia 10

Ato pró-Lula no Bairro do RecifeAto pró-Lula no Bairro do Recife - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Espalhados pela Praça do Marco Zero, Avenida Rio Branco e Praça do Arsenal, manifestantes desfilaram vestidos de vermelho pedindo a liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 73 anos, preso há exato um ano em uma sala especial da Polícia Federal, em Curitiba.

O ato contou com grupos de maracatu, cantores, apresentações artísticas e blocos carnavalescos, a exemplo do Eu Acho é Pouco com o seu dragão gigante. “É uma festa popular, nosso apoio a Lula. Nossa forma de mandar para ele boas energias e mostrar que se trata de uma prisão política”, contou Maria Letícia, de 32 anos, que veio de Olinda enrolada em uma bandeira vermelha com o rosto de Lula estampado. “É preciso não temer. Ter coragem.”

O Blocão da Democracia, composto pelo Eu Acho é Pouco, Sapo Barbudo, Seu Cuca é Nois, Eu me Vingo de Tu No Carnaval, dentre outros, começou a concentração na Avenida Rio Branco às 14h e, depois, saiu arrastando homens, mulheres e crianças até a Praça do Arsenal. No Marco Zero, pipas gigantes foram levantadas com “Lula Livre” e uma maior, com a imagem do ex-presidente.

Valdirene da Silva, de 46 anos, veio com as duas filhas e o marido para a manifestação. “É muito triste ver isso tudo o que acontece com Lula, com o Brasil. Mas a gente tentar ressignificar essa dor e sentimento de impotência, nos juntando numa festa como essa, muito linda, tranquila e cheia de bons sentimentos”, comenta.

Leia também:
Lula completa um ano de prisão com finanças deterioradas
Lula fica em silêncio em depoimento à PF 

Na Praça do Arsenal, um palco foi montado para a apresentação de bandas como Os Caetanos, Flaira Ferro, Nanau Nascimento, Bia Marinho Cida Pedrosa e Vôte, além de grupos de afoxé e percussão. Ciclistas se reuniram no Parque de Santana, na Zona Norte, para sair em pedalada hasteando bandeiras até o Centro do Recife. Este é o primeiro dia de uma série de atos em prol de Lula na chamada “Jornada Lula Livre” que acontece em todo o Brasil e segue até o próximo dia 10.

Veja também

Defesa de deputado de SP que assediou colega inclui perícia em vídeo
Política

Defesa de deputado de SP que assediou colega inclui perícia em vídeo

Ministérios Públicos endurecem o jogo quanto a vacinação
Carlos Britto

Ministérios Públicos endurecem o jogo quanto a vacinação