Política

MDB-PE: defesa lista prefeitos dispostos a deixar sigla

Documento cita 15 dos 17 gestores que cogitam sair da legenda, caso ela mude de comando

Raul Henry Raul Henry  - Foto: Divulgação

O deputado federal Fernando Monteiro, que ainda estuda o partido para o qual atravessará - uma vez que está de malas prontas para deixar o PP - comunicou ao vice-governador do Estado, Raul Henry, que está disposto a assinar uma carta, registrando que, caso o partido permaneça sob o comando de Henry, sem controvérsia jurídica, ele se dispõe a engrossar as fileiras da legenda. O MDB no Estado era a opção preferencial de Fernando, que terminou engatando conversas com outros partidos em função do impasse jurídico ao qual o partido está submetido. Diante do imbróglio, as projeções de atração de deputados federais, movimento que se daria mediante o ingresso do senador Fernando Bezerra Coelho, conforme realçara o presidente nacional, Romero Jucá, acabaram não se concretizando até o momento. A ideia era ampliar a legenda em Pernambuco. Na defesa administrativa apresentada pela direção do MDB-PE no processo de dissolução, que deve ser analisado no dia 20, consta uma carta na qual 15 dos 17 prefeitos da sigla afirmam que, caso o grupo de Henry e Jarbas Vasconcelos percam o comando, eles deixariam as hostes emedebistas. Nessa conta, entram ainda três deputados estaduais e o secretário de Habitação, Kaio Maniçoba. Restariam Jarbas e Henry, que estão na trincheira, e um partido encolhido.

Do 4040 para o 9090

A filiação do deputado federal João Fernando Coutinho ao PROS ocorre, hoje, como a coluna cantara a pedra, na liderança da sigla na Câmara Federal, às 9h. João Fernando usava o número 4040 no PSB. Nas hostes socialistas, havia demanda, como a coluna já registrara, para que esse número pudesse ser usado por João Campos, possibilidade que, agora, pode se concretizar. João Fernando deve adotar o 9090.

Paralelo > João Fernando atravessa para assumir o comando da nova sigla no Estado. A direção nacional do PROS, em paralelo, mantém conversas com Gonzaga Patriota e Severino Ninho.

Enfim > A carta de desfiliação de João Fernando Coutinho foi enviada, ontem, a Carlos Siqueira depois que o deputado teve uma conversa com Paulo Câmara. O diálogo com o governdor era premissa estabelecida pelo parlamentar para bater o martelo, mas a agenda do governador não vinha facilitando.

Martelo... > Presidente do PSC-PE, André Ferreira confirma à coluna que "está tudo certo" para o ingresso do presidente da Alepe, Guilherme Uchoa, e de seu filho, Guilherme Uchoa Júnior, no PSC.

...batido > Segundo André Ferreira, falta só resolver a data do ato de filiação. André montou chapinha do seu partido, independente de chapão do governo. E a saída de Guilherme do PDT tem a ver, exatamente, com o fato de seu herdeiro não ter sido aceito na chapinha do PDT, SD, PP e PCdoB.

Segura > A ida de Uchoa para o PSC chegou a ser tratada em conversas entre André e membros do governo e pode vir a funcionar como ponte na relação entre os Ferreira e o Palácio das Princesas. O clã apoia o governador, mas vem sendo afagado pela oposição.

Risco > Condenado em 2ª instância no TJPE, o ex-prefeito João Paulo acaba em situação similar a de Lula em relação à Lei de Ficha Limpa. Seu registro de candidatura dependerá da Justiça Eleitoral. O processo foi oriundo de representação do Ministério Público de Contas em 2008 após auditoria do TCE em consultorias da PCR.

Ministro > À frente do Ministério do Trabalho na condição de interino, Helton Yomura desembarca no Recife amanhã. Chega para cumprir agenda com empresários da FIEPE.

Veja também

Caso Marielle: um mês após prisão, supostos mandantes seguem em presídios e optam por isolamento
MARIELLE FRANCO

Caso Marielle: um mês após prisão, supostos mandantes seguem em presídios e optam por isolamento

Lira diz que chamar Padilha de 'desafeto pessoal' foi erro, mas mantém críticas à articulação
Brasil

Lira diz que chamar Padilha de 'desafeto pessoal' foi erro, mas mantém críticas à articulação

Newsletter