Eleições 2022

Meta anuncia força-tarefa para combater desinformação e disparos em massa na eleição

Entre as medidas, está a implementação de um Centro de Operações para Eleições, onde profissionais de tecnologia no Brasil e no exterior

FacebookFacebook - Foto: Chris Delmas / AFP

A empresa Meta, composta pelo Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou nesta quinta-feira (12) as ações que estão sendo preparadas para evitar a disseminação de desinformação e disparos em massa em suas plataformas durante o período eleitoral

Entre as medidas, está a implementação de um Centro de Operações para Eleições, onde profissionais de tecnologia no Brasil e no exterior analisarão os conteúdos publicados nas redes com a ajuda de ferramentas de inteligência artificial.

"Reunimos especialistas em diversas áreas no Brasil e no exterior para monitorar em tempo real as eleições e conteúdos em nossas plataformas garantindo a remoção rápida de conteúdos nocivos ou que violam as nossas políticas e regras", explicou a gerente de Programas de Resposta Estratégica da Meta América Latina, Debs Delbart.

A central de operação, já implementado em 2018 e 2020, será reforçada em 2022 e vai operar durante os dois turnos do pleito . A empresa ainda não informou quando ela entra em operação nem a quantidade de colaboradores envolvidos.

Outras novidades já anunciadas são a limitação de reencaminhamento de mensagem para apenas um grupo por vez no WhatsApp e o aviso inserido em publicações com conteúdo eleitoral, que direciona o usuário para o site do Tribunal Superior Federal. A ferramenta, que entrou no ar em janeiro, recebeu 2.8 milhões de cliques no Facebook nos dois primeiros meses de funcionando e gerou um fluxo 10 vezes maior do que o normal para o site do TSE.

O aviso de publicação política será a estratégia usada pela Meta para publicações questionando a segurança das urnas eletrônicas e a lisura do processo eleitoral. A empresa também ressaltou que vai monitorar e coibir a disseminação em suas plataformas de mensagens incitando ataques violentos, ao estilo da invasão ao Congresso americano promovido por apoiadores do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, em 2021, insatisfeitos com o resultado das eleições.

Outros pontos de atenção são links "caça-cliques", a inativação de redes de comportamento inautêntico, quando há uma ação coordenada de páginas e grupos para influenciar o debate público, o disparo de mensagens em massa no WhatsApp e a remoção de conteúdos que infrinjam as políticas de uso das redes. 

A parceria já com o TSE já implementada em 2020 será expandida nesta eleição para os pontos do TRE, com a promoção de treinamentos para autoridades eleitorais regionais e a criação de canais de denúncias de publicações, que poderão ser excluídas após análise da Meta. Haverá também a produção de cursos e apresentações voltadas para candidatos e equipes de campanha.

O Tribunal Superior Eleitoral fechou uma parceria com o aplicativo de reprodução de música Spotify. Com o objetivo de evitar a disseminação de desinformações relacionadas à eleição, a plataforma vai direcionar os usuários para a página da Justiça Eleitoral. Além disso, o TSE terá um canal de comunicação direto com a empresa indicando conteúdos que precisam ser analisados.

Veja também

Lula inaugura Hemobrás e unidade da Adutora do Agreste na próxima quinta (4)
BLOG DA FOLHA

Lula inaugura Hemobrás e unidade da Adutora do Agreste na próxima quinta (4)

Castro 'corta' Lula de foto com Macron mas mão de presidente aparece
BRASIL

Castro 'corta' Lula de foto com Macron mas mão de presidente aparece

Newsletter