Michel Temer chega a PE após o MDB trocar de mãos
A distância que Paulo e o PSB tomaram de FBC e do Planalto é arrematada por perda para os aliados Henry e Jarbas
Em fevereiro, Raul Henry, então na condição de governador em exercício, chegou a receber o presidente Michel Temer, em solenidade de inauguração do Eixo Norte da Transpoição do São Francisco, em Cabrobó. Ali, o clima entre os dois já andava estremecido, dado o embate interno que se arrastava no MDB pelo comando da sigla no Estado. Ainda assim, Henry atribuiu a Temer, em seu discurso, a condição de "estadista" por dar "continuidade" a uma obra iniciada por Lula. O aceno foi um dos que foram feitos por Henry e pelo deputado Jarbas Vasconcelos nos últimos meses, antes que o diretório estadual do MDB fosse dissolvido na última terça, sob a concordância do próprio chefe do Planalto, conforme registrou o presidente nacional da sigla, Romero Jucá, ao final da reunião da executiva nacional. Hoje, Temer cumpre a primeira agenda em Pernambuco após ver seu partido trocar de mãos no Estado. Estará ao lado do aliado de primeira hora, o senador Fernando Bezerra Coelho. Visita as fábricas da Fiat Chrysler e da Hemobrás. Mas segue sem cumprir a promessa de devolução da autonomia de Suape, cujo ato chegou a ser marcado para maio de 2017, mas acabou cancelado após o episódio envolvendo o vazamento das gravações do delator Joesley Batista, da JBS. Naquele momento, o vice-governador de Pernambuco chegou a sugerir a renúncia de Temer em entrevista e, coincidência ou não, de lá para cá, o presidente, além de cancelar agenda no complexo portuário, não a remarcou mais, o que, nas coxias, passou a ser lido como retaliação ao ato de Henry. Hoje, no lugar de Henry, quem recebe Temer é o governador Paulo Câmara, que perdeu, há três dias, o maior tempo de TV da sua aliança, ao ver o ex-aliado, Fernando Bezerra, assumir o comando do MDB-PE, levando a legenda para o campo de oposição.
Maratona de filiações
Depois que cumprir agenda com Michel Temer, hoje, Fernando Bezerra Coelho já tem reuniões marcadas, visando às filiações de novos quadros ao MDB-PE. Um dos nomes que estão no seu radar é o da deputada Socorro Pimentel. Ele dedicará sexta, sábado e domingo a conversas nesse sentido.
Posse > Como a coluna antecipou, o presidente nacional do PROS, Eurípedes Júnior, estará no Recife, amanhã, para o ato de posse do deputado federal João Fernando Coutinho como presidente estadual da sigla, marcado para as 14h no Rio Mar Trade Center.
Agenda > Eurípedes vai mesmo aproveitar para engatar um papo com o ex-prefeito João Paulo, que tem amizade com Antonio Souza, pré-candidato ao Senado pelo PROS.
Desapego > João Fernando, a propósito, que deixou seu número antigo, 4040, para João Campos e o utilizava também em seu celular, já alterou o telefone para 9090, coincidindo com o que adotará na urna.
Majoritária > Nas hostes progressistas, comenta-se que, se João Paulo viesse a ingressar no PP seria com o compromisso de ser, automaticamente, o candidato a prefeito do Recife.
Melhor assim > Presidente estadual do PSDB, Bruno Araújo, que fez convite a Raul Jungmann para ingressar no ninho tucano, avalia que, sem partido por enquanto, o ministro dá dimensão ainda maior à sua posição institucional, à frente do Ministério da Segurança.
Planos > No entanto, Bruno projeta: "E, eventualmente, tendo êxito, numa eleição presidencial, o PSDB, com o qual Jungmann tem forte afinidade, ele tem tudo para continuar sendo um quadro do executivo muito importante".