Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
golpe

Ministério da Defesa fez post no X com conteúdo golpista em 2022, após derrota de Bolsonaro

Mais de dois anos depois, publicação ainda continua no ar

Post com conteúdo golpista continua no arPost com conteúdo golpista continua no ar - Foto: Reprodução / X

O Ministério da Defesa divulgou, através de sua conta oficial no X (antigo Twitter), em novembro de 2022, um post com conteúdo golpista. A publicação, que continua no ar, seria para divulgar uma nota oficial sobre um relatório do trabalho das fiscalização do sistema eletrônico de votação da eleição, mas clicando do link a pessoa encaminhada para um canal no Telegram com a discrição "dê o golpe Jair", se referindo ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que havia perdido a eleição daquele ano para Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A informação foi divulgada hoje pelo Estadão e confirmada pelo jornal O Globo.

A publicação é do ia 7 de novembro de 2022, oito dia após o fim das eleição e da vitória de Lula. No canal do Telegram, a publicação sobre o golpe foi deita no dia 9 de novembro. A plataforma do ministério continua usando a foto de Jair Bolsonaro no perfil.

Na época da postagem, o ministro da Defesa era Paulo Sérgio Nogueira, q segundo a investigação da PF, atuou para pressionar os comandantes das Forças Armadas a aderir ao plano golpista de manter Bolsonaro no poder e impedir a posse de Lula. Conforme as investigações, a trama não vingou porque o chefe do Exército e da Aeronáutica se recusaram à proposta.

Veja também

Newsletter