Ministério da Educação vai avaliar renovação do credenciamento do ILB

Credenciamento é uma espécie de selo de qualidade, que permite ao ILB oferecer cursos de pós-graduação, com certificados válidos em todo o país

Instituto Legislativo BrasileiroInstituto Legislativo Brasileiro - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Equipe do Ministério da Educação vai realizar, de de 31 de julho a 3 de agosto, visitas técnicas ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) para verificar os requisitos necessários à renovação do credenciamento do instituto junto ao ministério. A instituição fica localizada em Brasília.

O credenciamento é uma espécie de selo de qualidade, que permite ao ILB oferecer cursos de pós-graduação, com certificados válidos em todo o país. O primeiro credenciamento do instituto se deu em 2013.

A equipe do Ministério da Educação vai avaliar, além de aspectos físicos e orçamentários, a coerência entre as propostas do Plano de Desenvolvimento Institucional e a capacidade da instituição de colocá-las em prática. O plano foi elaborado por todos os setores do ILB, aprovado pelo Comitê Científico e Pedagógico e está registrado no sistema eletrônico do ministério desde 2015.

A Coordenação de Educação Superior do ILB já fez uma série de adaptações no bloco de salas de aulas para facilitar a acessibilidade, além de reorganizar o Serviço de Atendimento Acadêmico, atendendo às normas do ministério. O prazo para cumprir todos os compromissos do Plano de Desenvolvimento Institucional vai até 2020.

A Biblioteca do Senado, o Espaço do Servidor e o prédio do Interlegis também integram o ILB como escola de governo. Os cursos que são oferecidos pelo ILB reservam 10% das vagas para instituições conveniadas, como a Câmara dos Deputados, o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Câmara Legislativa do Distrito Federal. O instituto também executa, desde 2013, o Programa Interlegis, responsável pelo treinamento e capacitação de servidores de câmaras municipais e assembleias legislativas, que funciona como programa de extensão da escola de governo.

Veja também

Gilmar suspende inquérito contra desembargador que deu carteirada para não usar máscara
STF

Gilmar suspende inquérito contra desembargador que deu carteirada para não usar máscara

Governo desrespeita prazos, e Lewandowski cobra planos para Manaus e vacinação
Pandemia

Governo desrespeita prazos, e Lewandowski cobra planos para Manaus e vacinação