TCU
Ministra Ana Arraes é eleita presidente do Tribunal de Contas da União
A ministra ocupa o cargo pelo próximo ano, com chance de reeleição
A ministra Ana Arraes foi eleita, na terça-feira (1°), a nova presidente do Tribunal de Contas da União. Com o mandato de um ano, ela assume o cargo tendo o ministro Bruno Dantas como vice-presidente e corregedor do tribunal.
Pernambucana, ela toma posse do cargo na próxima quinta-feira (10), em cerimônia virtual, mas só inicia o exercício da gestão em 1º de janeiro de 2021. Ao fim do mandato, tem a chance de reeleição por mais um ano. A ministra tomou posse em 2011, quando ocupava o cargo de deputada federal por Pernambuco.
Ela ocupava o cargo de vice-presidente de instituição e agora substituirá o atual presidente e também pernambucano José Múcio, que deixa o TCU pois irá se aposentar.
Ana Arraes é a segunda mulher a ocupar a presidência da corte. Desde 1893, apenas Elvia Lordello Castello Branco ocupou o cargo (em 1994). “Sinto-me honrada por elevar a participação feminina nas tomadas de decisão e pretendo inspirar outras mulheres a alcançarem espaços como este”, afirmou a ministra em discurso.
Leia também
• Economia e Banco Central divergem sobre contabilidade, e TCU é acionado
• TCU ameaça condenar Guedes se governo não definir meta fiscal
• Após resultado, Marília Arraes agradece a apoiadores e critica campanha de João Campos
• Após vencer eleições, João Campos terá o desafio de unificar uma cidade dividida
A lista de sucessão do TCU prevê que o presidente eleito seja o mais antigo da corte, que ainda não tenha assumido o posto. O TCU é formado por nove ministros e quatro ministros-substitutos. Para a eleição, o quórum mínimo necessário é de cinco ministros.
A nova presidente do TCU é filha do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes e avó do prefeito eleito de Recife, João Campos (PSB).
Veja também

Saúde
Centrão vira fiel da balança sobre permanência de Pazuello na Saúde
