Política

Moraes diz que vazamento 'a conta-gotas' não permite avaliar mensagens de Moro

Somente após perícia, segundo ele, será possível avaliar se houve manipulação e se o teor das conversas demonstra irregularidades

Ministro do STF Alexandre MoraesMinistro do STF Alexandre Moraes - Foto: Arquivo/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou nesta segunda-feira (17) que o vazamento de conversas entre o ex-juiz Sergio Moro, atual ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro, e membros da força-tarefa da Lava Jato "é uma questão tormentosa", mas que ainda é cedo para comentar seu teor.

Mensagens divulgadas no domingo (9) pelo site The Intercept Brasil mostram que Moro e o procurador chefe da força-tarefa, Deltan Dallagnol, trocavam colaborações sobre a Lava Jato.

Moraes afirmou a jornalistas que a Lava Jato "é a mais importante operação de combate à corrupção que foi feita no Brasil" e que foi "conduzida dentro do devido processo legal".

Leia também:
Moro se explicará ao Senado em estratégia para evitar CPI
Não existe confiança 100%, afirma Bolsonaro sobre Moro


Para ele, "as invasões que ocorreram nos telefones de agentes públicos são criminosas. Vazamentos, fake news, falsidade em notícias divulgadas são questão de polícia, são crimes".

"A avaliação do que foi conversado depende de todo o material ser divulgado e de ser atestada a sua autenticidade e veracidade. Com o que se coloca a conta-gotas não é possível ter uma visão de conjunto. É de interesse público que a sociedade saiba, mas do todo", afirmou.

Somente após perícia, segundo ele, será possível avaliar se houve manipulação e se o teor das conversas demonstra irregularidades.

"Não é possível analisar o conjunto dos fatos por essas divulgações [já feitas]. Nem dizer que é bom nem que não é. Segundo os próprios jornalistas, ainda não foi divulgado nem 2% do material", disse.

"Temos de verificar se [as conversas] têm relação com os fatos e se houve influência ou não [nas decisões judiciais]. Num primeiro momento, os agentes públicos envolvidos disseram que houve vazamento, que aquelas conversas correspondiam a trechos. Num segundo momento, colocaram [a veracidade] em dúvida."

Moraes afirmou que "em uma conversa longa, se você tira um trecho, pode dar um sentido diverso". O ministro esteve em um evento sobre governança e democracia promovido pelo canal de televisão Bandnews em São Paulo.

Segundo as mensagens divulgadas pelo The Intercept Brasil, Moro sugeriu ao Ministério Público Federal trocar a ordem de fases da Lava Jato, cobrou a realização de novas operações, deu conselhos e pistas e antecipou ao menos uma decisão judicial.

O pacote de diálogos que veio à tona inclui mensagens privadas e de grupos da força-tarefa no aplicativo Telegram de 2015 a 2018.

Veja também

Em contraste com governo, PT diz que participará de atos sobre os 60 anos do golpe militar
Golpe militar

Em contraste com governo, PT diz que participará de atos

Ieprev pede para STF limitar decisão que derrubou revisão da vida toda
STF

Ieprev pede para STF limitar decisão que derrubou revisão da vida toda

Newsletter