Moro determina prisão do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares

Medida foi tomada por Moro após a decisão desta tarde do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que rejeitou o último recurso em segunda instância e determinou a execução provisória da pena de seis anos de prisão

'Não, jamais. Jamais. Sou um homem de Justiça e, sem qualquer demérito, não sou um homem da política', afirmou Moro em entrevista em 2016'Não, jamais. Jamais. Sou um homem de Justiça e, sem qualquer demérito, não sou um homem da política', afirmou Moro em entrevista em 2016 - Foto: Wikimedia Commons

O juiz Federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, determinou a prisão do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, na Operação Lava Jato. A medida foi tomada após a decisão desta tarde do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), sediado em Porto Alegre, que rejeitou o último recurso em segunda instância e determinou a execução provisória da pena de seis anos de prisão em regime fechado pelo crime de lavagem de dinheiro. Ele cumprirá a pena no Complexo Médico-Penal (CMP), localizado em Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

Em março do ano passado, Delúbio Soares foi condenado a cinco anos de prisão por Moro na investigação da 27ª fase da Lava Jato, que apurou suspeita de fraude em um empréstimo realizado entre o pecuarista José Carlos Bumlai e o Banco Schahin. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), a dívida foi quitada por meio da contratação do Grupo Schahin para operação do navio-sonda Vitória 10.000. O contrato custou à Petrobras US$ 1,6 bilhão. A investigação apontou Delúbio como solicitante do empréstimo pelo PT.

Após a condenação, a defesa e o Ministério Público recorreram ao TRF, que aumentou de cinco para seis anos a pena do ex-tesoureiro. Na sessão desta tarde, ao julgar o último recurso contra a condenação, a Oitava Turma entendeu que não há contradições capazes de anular a sentença de condenação.

A Agência Brasil tenta contato com a defesa de Delúbio Soares.

Veja também

'Fomos além do que somos obrigados a fazer', diz Bolsonaro sobre falta de oxigênio em Manaus
Amazonas

'Fomos além do que somos obrigados a fazer', diz Bolsonaro sobre falta de oxigênio em Manaus

'A lata é para enfiar no r* de vocês', diz Bolsonaro à imprensa sobre gastos do governo com alimento
Presidente

'A lata é para enfiar no r* de vocês', diz Bolsonaro à imprensa sobre gastos do governo com alimentos