Política

Moro vai tirar 5 dias de licença em meio a desgaste com mensagens

Segundo despacho publicado nesta segunda (8) no Diário Oficial da União, o motivo do afastamento temporário de Moro será para 'tratar de assuntos particulares.'

Ministro da Justiça, Sergio MoroMinistro da Justiça, Sergio Moro - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Em meio à crise aberta com a divulgação de mensagens trocadas com o procurador Deltan Dallagnol, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, deve tirar uma licença entre a próxima segunda-feira (15) e a sexta (19). Segundo despacho publicado nesta segunda (8) no Diário Oficial da União, o motivo do afastamento temporário de Moro será para "tratar de assuntos particulares." A assessoria de imprensa da pasta informou que o ministro entrará de férias.

Como ainda não pode tirar férias oficialmente, por ter começado a trabalhar no ministério em janeiro, Moro optou por uma licença não remunerada. Durante a ausência de Moro, o secretário executivo Luiz Pontel responderá interinamente pelo ministério.

Leia também:
Novas mensagens vazadas mostram encontro entre Moro e Faustão
Moro reitera que conversa entre juízes e promotores é trivial


Moro enfrenta críticas desde o início de junho, quando o site The Intercept Brasil publicou uma série de mensagens trocadas entre ele e Dallagnol que indicam interferência do então juiz da Lava Jato na atuação dos procuradores.  O conteúdo mostra Moro sugerindo a inversão da ordem de operações e dando pistas de investigações.

Moro diz não reconhecer a autenticidade das mensagens obtidas pelo site e nega ter cometido ilegalidades na condução da Lava Jato. Reportagem do jornal Folha de S.Paulo e do Intercept de domingo (7) revelou ainda que integrantes da força-tarefa da Lava Jato se mobilizaram para expor informações sigilosas sobre corrupção na Venezuela após receberem uma sugestão de Moro em agosto de 2017, também segundo mensagens privadas trocadas pelos procuradores na época.

Veja também

Janja é anunciada em evento da Global Citizen em NY sobre combate à pobreza extrema
MUNDO

Janja é anunciada em evento da Global Citizen em NY sobre combate à pobreza extrema

Macron chega ao Planalto para último dia de agenda no Brasil
brasil

Macron chega ao Planalto para último dia de agenda no Brasil

Newsletter