A-A+

Luto

Morre aos 67 anos Carlos Neder, ex-deputado e fundador do PT

O médico também foi secretário municipal da Saúde de 1990 a 1992, na gestão de Luiza Erundina, na época no PT. Era ainda mestre em saúde coletiva pela Unicamp

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo, Neder participou da fundação do PT, em 1980Formado em medicina pela Universidade de São Paulo, Neder participou da fundação do PT, em 1980 - Foto: Reprodução/Instagram

O médico Carlos Neder, ex-deputado estadual e ex-vereador de São Paulo pelo Partido dos Trabalhadores, morreu na noite de sexta-feira (24) em São Paulo, aos 67 anos, vítima da Covid-19.

A informação foi confirmada por meio de nota do Coletivo Cidadania Ativa, montado dentro do partido para "dialogar amplamente com diversos setores da sociedade" e do qual o político fazia parte. Neder estava internado por complicações do vírus desde o dia 8 de agosto.

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo, Neder participou da fundação do PT, em 1980.
Ele foi deputado estadual por São Paulo em quatro legislaturas (2005-07, 2010-11, 2013-15 e 2015-19) e vereador na capital paulista também quatro vezes (1997-2004, 2007-08 e 2011-12).

O médico também foi secretário municipal da Saúde de 1990 a 1992, na gestão de Luiza Erundina, na época no PT. Era ainda mestre em saúde coletiva pela Unicamp.

Em nota, a Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) lamentou a morte: "Neder promoveu o debate e políticas públicas em diversas áreas, e contribuiu com o desenvolvimento do Parlamento paulista. Nossos sentimentos à família e amigos".

O PT de São Paulo afirmou que o político deixa um "grande legado sobretudo na área da saúde". "Grande defensor do SUS, foi responsável por grandes conquistas na área."

O Coletivo Cidadania Ativa informou que não haverá velório, para evitar aglomerações. "Que nossos pensamentos de paz e gratidão alcancem todos os familiares e amigos." 

Veja também

Ao compartilhar registro de encontro com Lula, João Campos defende frente ampla contra Bolsonaro
blog da folha

Ao compartilhar foto com Lula, João Campos defende frente ampla contra Bolsonaro

Presidente do PSDB defende apuração de suspeita de fraude em prévias
Bruno Araújo

Presidente do PSDB defende apuração de suspeita de fraude em prévias