Luto

Morre Guilherme Robalinho, ex-secretário de Saúde de Pernambuco

A família do ex-secretário não autorizou informações adicionais sobre o falecimento

Guilherme Robalinho Guilherme Robalinho  - Foto: Divulgação

Na manhã deste domingo (24), o ex-secretário de Saúde de Pernambuco, Guilherme Robalinho, faleceu no Recife, aos 81 anos de idade. A informação foi confirmada pelo Hospital Português, instituição de saúde da área central da cidade, onde Robalinho estava internado.

De acordo com o hospital, o velório ocorrerá nas dependências da instituição a partir das 10h. A família do ex-secretário, no entanto, não autorizou informações adicionais sobre o falecimento. O corpo será cremado no cemitério morada da paz, em Paulista, às 16h

Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), Robalinho atuou na gestão do órgão de 1 de abril de 1999 a 12 de setembro de 2004. 

Ele atuou durante o mandato do ex-governador e atual senador Jarbas Vasconcelos, com quem ele teve bastante proximidade. Robalinho também é médico e já foi médico do senador Jarbas.

Trajetória
Guilherme José Robalinho de Oliveira Cavalcanti
Médico Clínico, ex-secretário de Saúde do estado e do Recife e relações institucionais do RHP, Guilherme Robalinho;
Secretário de Saúde do Estado - Gestão: 01/04/1999 to 12/09/2004;
Guilherme Robalinho, ex-gerente médico do Hospital Português, destaca como nosso pioneirismo está ligado à experiência adquirida. Tradição alinhada com constante inovação.

Veja abaixo nota de pesar: 

Governador Paulo Câmara

"Pernambuco perdeu nesta madrugada um grande homem público. O médico e ex-secretário de Saúde, Guilherme Robalinho, sempre pautou sua atuação política pela defesa do SUS e da melhoria do atendimento à população. Meus sentimentos à família e amigos". - PAULO CÂMARA, Governador de Pernambuco

André Longo 
"Recebi com tristeza a notícia do falecimento do ex-secretário de Saúde de Pernambuco Guilherme Robalinho. Extremamente dedicado à nossa missão na medicina, Robalinho foi uma figura ímpar na história da Saúde. À frente da gestão da pasta na Prefeitura do Recife e na Secretaria Estadual nos mandatos de Jarbas Vasconcelos, construiu uma carreira sólida e transformou a vida de muitos pernambucanos. Minha admiração e respeito por esse grande homem que lutava pela vida com maestria e extrema dedicação. Manifesto toda a minha solidariedade e votos de força aos familiares e amigos neste momento de dor e perda".

Jarbas Vasconcelos 
Não é fácil colocar em palavra o desaparecimento de um grande amigo. E quando esse amigo é um parceiro de vida, com mais de 40 anos de caminhada, essa tarefa fica ainda mais difícil. Ele leva um pedaço da nossa própria história, de fortes lembranças e recordações. É assim que sinto a ausência de Guilherme Robalinho, amigo, médico, parceiro de trabalho, e companheiro de tantas lutas. Um homem que soube dedicar tudo de si as missões a que se propôs abraçar, fossem na medicina, política ou na gestão de projetos inovadores na saúde do Recife e de Pernambuco. Seu exemplo e sua dedicação foram e seguem sendo uma inspiração para todos nós.  Deixo aqui meus sinceros sentimentos a Conceição, Romero, Regina, José, e a tantos amigos que ele soube cativar e que agora passam a conviver com a saudade. Que o incansável combatente, cheio de belos exemplos, possa descansar em paz.

Raquel Lyra, prefeita de Caruaru 
O domingo começou com a triste notícia do falecimento do médico e amigo Guilherme Robalinho. Sua história é de luta e de muito trabalho pela saúde do povo pernambucano, que marcou época, em prol da nossa gente. À família e amigos, o meu mais fraterno abraço. 

Armando Monteiro Neto
Uma grande perda para Pernambuco a morte de Guilherme Robalinho. Além do brilhante gestor na área de saúde e de sua formação como médico, tinha preparo intelectual e especial gosto pela atividade política. Sempre muito lúcido na compreensão dos problemas do País e do nosso Estado. Meu abraço e sentimentos a toda a família.

Cremepe
Com imenso pesar, o Cremepe lamenta o falecimento do médico Guilherme Robalinho, aos 81 anos, neste domingo (24/10). O velório será das 10h às 14h40 no Real Hospital Português, área central do Recife. Dr. Robalinho foi conselheiro do Cremepe, Secretário Estadual de Saúde (1999 até 2004) e do Recife, além de gerente médico do Real Hospital Português. Nesta unidade, foi um dos defensores da criação do Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Ferreira da Costa (IEPAFC) e diretor responsável pelo Real Instituto de Gastrohepatologia. Ele formou-se em medicina em 1963 e foi professor de clínica médica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Um homem bom, íntegro e preocupado com a saúde da população. Neste momento de luto, o Cremepe expressa condolências aos amigos, colegas e familiares.

Veja também

Rosa Weber aceita indicação para Tribunal de Revisão do Mercosul
JUSTIÇA

Rosa Weber aceita indicação para Tribunal de Revisão do Mercosul

Oposição reage a Lula por ter chamado Bolsonaro de "covardão" ao não ter dado golpe
Lula

Oposição reage a Lula por ter chamado Bolsonaro de "covardão"