Na prática, PSDB é padrinho e tutor da reforma

Samuel Moreira e Rogério Marinho são do PSDB

Governador de São Paulo, João DoriaGovernador de São Paulo, João Doria - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A indicação de Samuel Moreira, do PSDB, para relatoria da Reforma da Previdência na Comissão Especial deixa, na leitura de tucanos, naturalmente, as digitais do governador de São Paulo, João Doria, na PEC apresentada pelo governo Jair Bolsonaro.

Presidente do Instituto Teotônio Vilela em Pernambuco, o ex-governador Joaquim Francisco realça que Samuel era muito ligado a Geraldo Alckmin e de relação estreita também com Doria. “Alckmin e Doria são do mesmo laboratório”, pontua ele. Samuel foi secretário da Casa Civil e líder do governo na Assembleia Legislativa na gestão de Geraldo Alckmin, em São Paulo. No PSDB, além de Doria, os outros dois governadores são defensores da Reforma, Eduardo Leite (RS) e Reinaldo Azambuja (MS). Na prática, o PSDB será o padrinho e tutor da Reforma da Previdência. Secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho é filiado ao PSDB. Foi deputado federal pelo Rio Grande do Norte, mas não se reelegeu. Samuel, então, termina de imprimir o DNA do tucanato na proposta. Joaquim Francisco lembra ainda que a “base histórica” da Reforma vem do governo Fernando Henrique Cardoso e sublinha o protagonismo de Doria, que, em sua análise, “se livrou do populismo” para avançar na defesa da PEC.

 

 

Expectativas lançadas

 

Há setores do PT ventilando o nome do vereador do Recife, João da Costa, para concorrer à presidência do partido no Estado. Junto com Humberto Costa e Oscar Barreto, João esteve entre os que defenderam a aliança entre PSB e PT na eleição de 2018. Hoje, o partido é presidido por Glaucus Lima, eleito no último dia 31 de março, após um período respondendo interinamente em função da renúncia de Bruno Ribeiro.
Prévia de... > Na condição de Secretario Geral do PT, João da Costa tem atuado para ampliar sua influência no partido com vistas ao PED, marcado para 8 de setembro. Uma das preocupações é organizar as bases partidárias e formar maioria.
...2020 > A direção formada terá influência nas decisões tomadas para o pleito de 2020. João da Costa, no entanto, se organiza para concorrer à reeleição e assumir a presidência pode tomar tempo considerável
Bogotá > O governador Paulo Câmara embarca para a Colômbia na próxima terça com retorno previsto para o próximo dia 5. Vai conferir experiências exitosas em prevenção na área de Segurança Pública. A viagem já havia sido adiada anteriormente.
Gleisi > Presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann desembarca em Pernambuco na segunda e vai à audiência pública, na Alepe sobre a Reforma da Previdência, às 9h.
À mesa > Gleisi terá almoço com o governador Paulo Câmara, reunião no diretório e plenária no Sindicato dos Bancários.
Estrela > A transmissão do primeiro trecho da entrevista do ex-presidente Lula, ontem, no Facebook do senador Humberto Costa, teve 1,5 milhão de visualizações e 100 mil comentários.
Encaminhamentos > A Frente dos Orçamentos convida prefeitos das microrregiões do Estado para avaliação do repasse de recursos entre 23 e 24 de maio.
Secretários > Entre 27 e 31 de maio, o secretário de Planejamento, Alexandre Rebêlo, deve prestar esclarecimentos aos deputados. Entre 3 e 7 de junho, será convidado o secretário da Fazenda, Décio Padilha.

 

Veja também

Lula reúne Haddad e Marta em jantar em SP
Política

Lula reúne Haddad e Marta em jantar em SP

Congresso do MP-MG tem Bell Marques, termas e custo de ao menos R$ 500 mil
Evento

Congresso do MP-MG tem Bell Marques, termas e custo de ao menos R$ 500 mil