Política

Nova mesa diretora toma posse no TRF5

Os desembargadores Vladimir Carvalho, Rubens Canuto e Carlos Rebêlo assumiram, respectivamente, a presidência, vice e corregedoria do Tribunal no biênio 2019-2021

Posse da mesa diretora do TRF5Posse da mesa diretora do TRF5 - Foto: Jose Britto/Folha de Pernambuco

Com o Salão do Pleno lotado, a nova mesa diretora que administrará o Tribunal Regional da 5ª Região (TRF5) no biênio 2019-2021, tomou posse na noite de ontem. Na solenidade, os desembargadores federais Vladimir Carvalho, Rubens Canuto e Carlos Rebêlo assumiram a presidência, vice-presidência e corregedoria do TRF5, respectivamente. Muito prestigiada, a cerimônia contou com a participação de autoridades jurídicas e políticas.

"É uma satisfação hoje (ontem) ser empossado como presidente do TRF5. A perspectiva é dar continuidade a tudo que está sendo feito e esperar ter recursos para se poder melhorar, aqui e ali, algum serviço que ainda não esteja a altura das exigências devidas", afirmou o novo presidente, o sergipano Vladimir Carvalho.

Os novos gestores assumem a administração no ano em que a Corte completa 30 anos e se impõe novos desafios, como inovar na área de tecnologia da informação, sem deixar de garantir a qualidade da prestação jurisdicional, e modernizar as ferramentas de trabalho, sem onerar o orçamento público.

Leia também:
TRF5 concede sua maior honraria a três personalidades do mundo jurídico
TRF5 quer ampliar ação de juizados

"Uma das metas prioritárias é fazer com o que o processo eletrônico seja ágil, para fazer com que os advogados e as partes não passem uma tarde inteira para colocar um processo dentro do nosso sistema", garantiu Vladimir.

Importância
O governador Paulo Câmara (PSB) participou da sessão solene e ressaltou a importância da Corte. "É muita satisfação sediar aqui em Pernambuco o TRF da 5ª Região. E saber que essa instituição tem feito tão bem à Justiça. Foi muito bem administrada por todos os que passaram por sua presidência. E agora, com a posse da nova mesa, eu não tenho dúvida de que vão continuar a trabalhar por justiça, por liberdade e por democracia", disse.

Além dele, compuseram a mesa de honra da solenidade: o governador de Alagoas, Renan Filho (MDB); o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD); o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros (PP); o desembargador Adalberto de Oliveira Melo, presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e o então presidente do TRF5 Manoel de Oliveira Erhardt, que conduziu a mundança de gestão.

Em seu discurso de despedida Erhardt agradeceu. "O Tribunal Regional da 5ª Região passa hoje por mais um momento de renovação. Registro a honra de haver presidido o Tribunal. Estou satisfeito por constatar que o TRF5 continua a ser considerado um Tribunal eficiente, organizado, coeso e produtivo. Os resultados da gestão constam no relatório que já foi divulgado. Neste momento, cumpre-me apenas agradecer", ponderou.

Lançamento
No mesmo dia também aconteceu o lançamento do livro “O Tempo e a História” e da edição especial da Revista de Jurisprudência, ainda como parte das comemorações pelos 30 anos do TRF5. O primeiro narra toda a trajetória da Corte, desde a insta- lação até os dias atuais, abordando atividades do Tribunal ligadas às áreas de Cidadania, Socioambiental, Excelência dos Serviços, Tecnologia da Informação, entre outras. Já a Revista reúne acórdãos considerados emblemáticos de todos os desembargadores federais do TRF5, desde a primeira composição da Corte.

Veja também

Relator das faixas salariais alerta Governo para possível derrota; entenda
Pernambuco

Relator das faixas salariais alerta Governo para possível derrota; entenda

Lula tira o corpo e culpa auxiliares pela gestão ruim; confira a coluna desta terça (23)
CLÁUDIO HUMBERTO

Lula tira o corpo e culpa auxiliares pela gestão ruim; confira a coluna desta terça (23)

Newsletter