Política

Novas medidas do governo simplificam legislação trabalhista, diz Firjan

A entidade disse que o projeto abre um novo horizonte para as relações de trabalho no Brasil

Preparação para concursosPreparação para concursos - Foto: Divulgação

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) recebeu com satisfação as mudanças anunciadas nesta quinta-feira (22) pelo presidente Michel Temer para modernização das leis trabalhistas.

Em nota divulgada há pouco, a direção do Sistema Firjan disse que “a simplificação e flexibilização da legislação trabalhista, com mais prestígio às negociações coletivas”, estão entre as propostas defendidas pela entidade em seu Mapa do Desenvolvimento 2016-2025, que foi encaminhado ao governo no mês de maio.

A entidade disse que ao prever que as negociações entre sindicatos de empregados e de empregadores prevaleçam sobre a legislação, o projeto abre um novo horizonte para as relações de trabalho no Brasil. "O excesso de formalismo atual acentua os conflitos ao não reconhecer novas formas de trabalho do mundo contemporâneo, o que onera trabalhadores e empresários”, diz a nota. “Em um cenário de crise econômica e alto índice de desemprego, a reforma apresentada hoje é essencial, pois, ao permitir a adequação das jornadas à produção, contribui para a preservação de empregos e o aumento da competitividade das empresas”.

Veja também

Na região metropolitana de SP, Ciro fala de programa de renda mínima
Renda Mínima

Na região metropolitana de SP, Ciro fala de programa de renda mínima

'Mandei investigar', diz Bolsonaro sobre cidade fictícia de Ratanabá
Ratanabá

'Mandei investigar', diz Bolsonaro sobre cidade fictícia de Ratanabá