Política

O PT não apoiará Eunício Oliveira na eleição no Senado nesta quarta

A reviravolta ocorreu nos últimos dias e fará com que Eunício perca entre 4 e 6 votos nessa reta final

Senador Eunício Oliveira (PMDB-CE)Senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) - Foto: Pedro França/Agência Senado

O PT não deverá apoiar Eunício Oliveira (PMDB-CE) na eleição para a Presidência do Senado que ocorre nesta quarta (1º). Apesar das negociações e acordos para ter o apoio do partido e todas as indicações de que o PT estaria, inclusive, na Mesa Diretora, venceu a tese de que os peemedebistas apoiaram o "golpe" com o impeachment de Dilma Rousseff e, por isso, o partido não pode sustentar a candidatura de Eunício.

A reviravolta ocorreu nos últimos dias e fará com que Eunício, que vem articulando um apoio praticamente unânime na Casa, perca entre 4 e 6 votos nessa reta final.
A bancada petista, com dez senadores, nunca esteve totalmente fechada em torno do nome de Eunício. À época do impeachment de Dilma Rousseff, como revelou a Folha de S.Paulo em dezembro, ocorreu a primeira conversa pelo acordo. Os petistas apoiariam o peemedebista e, em troca, Dilma teve seus direitos políticos salvos.

Apoiados num discurso voltado para a militância, senadores de um núcleo mais tradicional do PT conseguiram mobilizar o partido contra a candidatura de Eunício. Isso depois de até mesmo o ex-presidente Lula ter liberado a sigla a apoiar os nomes governistas.

Ainda não há decisão sobre apoio a uma segunda candidatura. Roberto Requião (PMDB-PR), que apesar de correligionário de Eunício é ferrenho crítico do favorito à presidência, tenta se viabilizar. Na bancada petista, contudo, há uma avaliação de que apoiar Requião também seria estar ao lado de um peemedebista. O apoio ao outro candidato, esse confirmado até o momento, José Medeiros (PSD-MT), é considerado inviável. Ele defendeu com unhas e dentes o afastamento de Dilma.
Senadores do partido devem se reunir novamente na manhã de quarta-feira para bater o martelo sobre a posição da bancada, que estará unida.

Veja também

Senado aprova MP que encerra incentivos para indústria petroquímica
Congresso Nacional

Senado aprova MP que encerra incentivos para indústria petroquímica

Bolsonaro participará de Cúpula das Américas e terá reunião com Biden
Política

Bolsonaro participará de Cúpula das Américas e terá reunião com Biden