Indenização

Odebrecht assina acordo com Ministério Público do Peru

O acordo se refere exclusivamente à pessoa jurídica e não inclui executivos

Premiação foi criada pelo vereador Hélio Guabiraba (sem partido)Premiação foi criada pelo vereador Hélio Guabiraba (sem partido) - Foto: Divulgação

 

A filial da Odebrecht no Peru emitiu nota, na última quinta-feira (5), confirmando a assinatura de termo de cooperação com o Ministério Público do País. A empresa se compromete a entregar, como garantia, 30 milhões de soles peruanos, o equivalente a R$ 28 milhões. A indenização a ser paga no Peru ainda será determinada. Na semana passada, o Peru proibiu a participação da Odebrecht em licitações.

Em nota, o Ministério Público do Peru afirma que a entrega antecipada de valores ao País é um fato inédito. Tal demanda foi condição imposta pelos procuradores peruanos para iniciar as conversas. O acordo se refere exclusivamente à pessoa jurídica e não inclui executivos. “A empresa se compromete a entregar informação e/ou documentação relevante que seja requisitada, mesmo que se encontre em outro país”, diz o Ministério Público.

A negociação começou em novembro e ganhou celeridade após a assinatura do acordo de leniência em que a Odebrecht pagou R$ 6,9 bilhões, entre Brasil, EUA e Suíça. O acordo com o Peru é o primeiro de uma série que a Odebrecht pretende assinar com todos os países citados pelo governo dos EUA.

A empresa foi surpreendida com a decisão do Departamento de Justiça de divulgar os nomes dos países afetados sem aviso prévio, o que provocou uma reação em cadeia de governos contra a empresa, proibindo-a de participar de licitações. O acordo peruano já estava bastante adiantado e os outros começarão a ser negociados agora.

 

Veja também

Caso Marielle: um mês após prisão, supostos mandantes seguem em presídios e optam por isolamento
MARIELLE FRANCO

Caso Marielle: um mês após prisão, supostos mandantes seguem em presídios e optam por isolamento

Lira diz que chamar Padilha de 'desafeto pessoal' foi erro, mas mantém críticas à articulação
Brasil

Lira diz que chamar Padilha de 'desafeto pessoal' foi erro, mas mantém críticas à articulação

Newsletter