Rio de Janeiro

Paes deve reunir 'apoios críticos', e Crivella fica isolado com Bolsonaro

O atual prefeito, Marcelo Crivella (Republicanos), não conseguiu sequer o apoio do vice-líder do governo Bolsonaro na Câmara, Luiz Lima (PSL)

Ex-prefeito Eduardo Paes e o atual, Marcelo Crivella, decidirão eleição no Rio de Janeiro em 29 de novembroEx-prefeito Eduardo Paes e o atual, Marcelo Crivella, decidirão eleição no Rio de Janeiro em 29 de novembro - Foto: Divulgação

A rejeição ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deve levar ao ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) uma série de "apoios críticos" de membros das principais siglas no segundo turno da disputa no Rio de Janeiro.

O atual prefeito, Marcelo Crivella (Republicanos), não conseguiu sequer o apoio do vice-líder do governo Bolsonaro na Câmara, Luiz Lima (PSL), que declarou neutralidade, e deve seguir apenas com o endosso do presidente.

Uma das principais lideranças de esquerda da cidade, o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL) defendeu o "voto crítico" em Paes a fim de impedir uma vitória de Bolsonaro na cidade. O PSOL ainda vai definir sua posição oficial.

"O Eduardo Paes não deixa de ser quem ele é, nem a gente muda de opinião sobre ele. Mas é muito importante derrotar o Crivella. Existe um sentimento na sociedade de que o Rio nunca passou por uma situação tão grave e tem responsável por isso. Não se trata de criar ilusão sobre Eduardo Paes, mas de ter a certeza do que representa o Crivella", disse Freixo, que defenderá esse posicionamento dentro do partido.

O PSB, que apoiou Martha Rocha (PDT), ainda definirá seu posicionamento no segundo turno. Mas o presidente regional da sigla, o deputado Alessandro Molon, afirmou que "é impossível" um apoio a Crivella.

"Não vejo nenhuma hipótese do PSB apoiar o candidato do Bolsonaro", afirmou Molon. O PSB compôs a chapa de Paes em 2018 na eleição para o governo estadual.

Martha, terceiro lugar na disputa, afirmou que não fará campanha a nenhum dos dois candidatos que a atacaram no primeiro turno. O presidente do PDT, Carlos Lupi, também disse que vai propor à sigla para que não endosse nenhuma candidatura no Rio de Janeiro.

"O partido, como instituição, não deixará que um militante seu use a sigla, a bandeira, a história para apoiar qualquer candidatura. Ninguém do PDT terá autorização para negociar cargo. De um lado estão o fundamentalismo religioso e o Bolsonaro, que sempre combatemos. E do outro lado está a covardia, o desrespeito e o jogo baixo, pequeno, que não aceitamos", disse Lupi.

Paes não fará movimentos explícitos para obter apoio dos adversários derrotados. Sua campanha avalia que isso pode nacionalizar a disputa, já que a razão de boa parte do "voto crítico" em seu favor se deve à intenção de derrotar Bolsonaro.

Ele quer evitar ter a imagem vinculada à de algum potencial adversário de Bolsonaro em 2022 para tentar manter a disputa como uma comparação das duas gestões municipais.

"Vou buscar apoio de todos os cariocas, sejam eles do campo ideológico à direita, esquerda. Vemos hoje uma enorme insatisfação com uma gestão de um prefeito despreparado, de uma pessoa que tem feito a população sofrer. Independente se a pessoa tem um viés mais de esquerda ou de direita, acho que ela quer que a cidade funcione", afirmou Paes.

A rejeição a Crivella fez com que nem o bolsonarista Luiz Lima, que ficou em quinto lugar, apoiasse o prefeito.

"Quero ainda dizer que os meus valores, os meus princípios e as minhas verdades não estão à venda. O seu voto não será um motivo para negociação. Não vou apoiar nenhum dos candidatos que chegaram ao segundo turno", afirmou Lima.

Paes deve centrar sua campanha na comparação entre a sua administração e a do atual prefeito, mal avaliada. Deve apostar na imagem de bom gestor.

"A cidade precisa de gestão, de alguém que dê solução para os problemas. O carioca sabe a tragédia que representa a gestão Crivella. Sua rejeição tem a ver com sua péssima administração", disse Paes na noite deste domingo, em entrevista à imprensa.

Crivella, por sua vez, apontará um suposto caos financeiro deixado por Paes como a causa de problemas em sua gestão, bem como destacar casos de corrupção na administração do adversário.

"Bom gestor é quem escolhe secretário que não rouba e não é preso", afirmou Crivella ao votar, em referência ao ex-secretário de Obras da gestão Paes, Alexandre Pinto, que confessou ter recebido propina e implicou o ex-prefeito no esquema de corrupção.

Crivella também pretende explorar ao máximo sua associação ao conservadorismo religioso. O objetivo é tentar aglutinar o eleitorado evangélico em torno de sua candidatura, estratégia que garantiu sua vitória em 2016 contra Freixo.

Para isso, ele terá de desfazer a neutralidade adotada por alguns líderes evangélicos no primeiro turno. O pastor Silas Malafaia é um dos que mantêm boa relação com Paes –que financiou por alguns anos a Marcha para Jesus– e evitou apoiar o bispo licenciado da Igreja Universal.

Na simulação de segundo turno divulgada pelo Datafolha no último sábado (14), Crivella e Paes estavam em empate técnico entre eleitores evangélicos (42% contra 38%, respectivamente).

Fora do segundo turno, as duas candidatas da esquerda fizeram avaliações distintas sobre a pulverização dos votos.

Martha afirmou que a pesquisa Ibope, que mostrava Benedita numericamente à frente dela no sábado (14), fez com que a petista absorvesse parte dos seus votos, inviabilizando sua ida ao segundo turno.

"Minha candidatura era a viável para tirar o Crivella do segundo turno", afirmou ela.

Benedita, por sua vez, afirmou que o resultado mostrou que o PT "não está morto no Rio".

"Não podemos ficar sem uma candidatura do nosso campo. O PT, além de ter feito aliança com o PC do B, demarcou nossa questão no ponto de vista da esquerda", afirmou ela.

Veja também

Um socialista no comando do MDB do Recife
Folha Política

Um socialista no comando do MDB do Recife

Lula pode cumprir agenda em Pernambuco na próxima semana
BLOG DA FOLHA

Lula pode cumprir agenda em Pernambuco na próxima semana

Newsletter