Palácio do Planalto não conta com câmeras de vigilância desde 2009

Uma licitação está sendo feita para a instalação de novas câmeras de segurança, segundo o ministro do GSI, Sérgio Etchegoyen

Murilo Cavalcanti destacou ações integradas para o combate à violência no RecifeMurilo Cavalcanti destacou ações integradas para o combate à violência no Recife - Foto: Divulgação/ PCR

A assessoria de imprensa do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) afirmou que, desde 2009, quando houve uma reforma no Palácio do Planalto durante o governo Lula, as câmeras internas de segurança do prédio foram retiradas e não recolocadas desde então.

O ministro do GSI, Sérgio Etchegoyen, afirmou em entrevista à revista "Veja" que durante anos "convenientemente" nada foi registrado. Ele, que assumiu o cargo no governo de Michel Temer, declarou que acredita que a retirada foi proposital. Uma licitação está sendo feita para a instalação de novas câmeras de segurança, segundo ele.

Questionado sobre o fato de o Ministério Público Federal ter pedido imagens do local para saber se a presidente Dilma Rousseff havia manobrado para obstruir a Operação Lava Jato, Etchegoyen respondeu: "Mas não tem câmera, então não tem imagem".

Procurado, o Instituto Lula respondeu, por meio da sua assessoria de imprensa, que a agenda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estava no Planalto naquele ano de 2009, sempre foi pública e acompanhada pela imprensa. Ressaltou ainda que esse tipo de decisão, sobre câmeras, sempre foi atribuição do GSI.

A assessoria de imprensa da ex-presidente Dilma Rousseff também afirmou que a responsabilidade pela segurança sempre foi do GSI.

Veja também

Em cúpula de Biden, Bolsonaro deve reciclar discurso de Salles sem detalhar estratégia
Meio Ambiente

Em cúpula de Biden, Bolsonaro deve reciclar discurso de Salles sem detalhar estratégia

STF decidirá se mantém declaração de parcialidade de Moro e se processos de Lula vão para DF ou SP
LULA

STF decidirá se mantém declaração de parcialidade de Moro e se processos de Lula vão para DF ou SP