Para Tadeu, Eduardo "reforça presença de Maia no jogo"

"Rodrigo tem vantagem de dialogar com a esquerda"

Deputado Tadeu Alencar é o líder do PSB na Câmara FederalDeputado Tadeu Alencar é o líder do PSB na Câmara Federal - Foto: Arthur de Souza

“O PSB criou, ontem, uma comissão para coordenar os trabalhos relacionados à eleição da Mesa Diretora da Câmara Federal. A proposta é que oito parlamentares mantenham-se, durante o recesso, coordenando essas articulações. Pelo PSB, JHC lançou-se na disputa pela presidência e o partido aguarda para ver se a candidatura dele toma densidade. Os socialistas já votaram duas vezes em Rodrigo Maia. Líder da bancada, Tadeu Alencar, indagado pela coluna sobre o atual presidente da Casa, assinala: "Rodrigo foi bom presidente da Câmara, tem vantagem de dialogar com a esquerda, tem agenda econômica liberal, mas, nas pautas dos costumes, nas pautas em que há tensionamento, ele consegue conversar bem com a esquerda e mantém equilibrio na Casa". Ainda ontem, sobre as chances de apoiar Maia, Eduardo Bolsonaro avisou que o PSL "tem outras preferências" e atribuiu a posição ao fato de o democrata andar "conversando muito com pessoal do PT". Na leitura de Tadeu, "ao se posicionar, assim, ele (Eduardo) está reforçando a presença de Rodrigo no jogo, que, de saída, já tem universo razoável de partidos de oposição, que tem interesse de fazer contraponto à força do Executivo". Tadeu emenda: "Talvez não seja tão negativo assim (O PSL adiantar que não apoia Maia)".

"Não vamos mudar"
Já passava das 23h quando teve fim, ontem, a reunião da bancada do PSB. Não haverá encontro da sigla com o presidente eleito, Jair Bolsonaro, amanhã. "Não vamos lá mudar a posição de oposição, porque ela está cristalizada", informa o líder Tadeu Alencar.

Sem isca > "Precisamos nos reunir com o presidente em torno de uma agenda. É sobre previdência, reforma tributária?", cobra Tadeu. E adianta: "Pode ter certeza que vamos topar discutir agenda".

Anfitrião > A cúpula do Democratas desembarcou em Pernambuco no último final de semana para prestigiar o deputado federal Mendonça Filho, que casou a filha, Illana Mendonça, em solenidade, no último sábado, em Fernando de Noronha.

Conexão 1 > Do presidente nacional do DEM, ACM Neto, ao governador eleito de Goiás, Ronaldo Caiado, o volume de lideranças presentes na ilha por ocasião do casamento foi grande.

Conexão 2 > Ex-ministro da Educação, Mendonça Filho reuniu ainda o vice-governador eleito de São Paulo, Rodrigo Garcia, o senador José Agripino Maia, os deputados federais Heráclito Fortes, Felipe Maia, entre outros nomes inlfuentes do Congresso Nacional.

Com Jair > Nas rodas de conversa, amenidades circularam, mas político sempre dá um jeito de falar de política....Amanhã, a bancada do DEM estará com o presidente eleito, Jair Bolsonaro, e Mendonça Filho já confirmou presença.

Concorrência > O DEM tem Rodrigo Maia na corrida pela presidência da Câmara. Sobre Maia, Eduardo Bolsonaro disse, ontem, que o PSL "tem outras preferências".

Prévia > Um jantar, ontem, no restaurante Nau, em Brasília, reuniu um volume grande de lideranças pernambucanas em torno de José Múcio Monteiro, que toma posse, hoje, como presidente do Tribunal de Contas da União, e de Ana Arraes, que será vice.

Mais perto > A demanda da Amupe já era antiga, mas a primeira reunião entre sua diretoria e conselheiros do Tribunal de Contas do Estado só ocorreu ontem. As pautas represadas dos municípios eram diversas. Mas um dos pleitos principais foi o fortalecimento do diálogo com o TCE.

Veja também

Gilmar suspende inquérito contra desembargador que deu carteirada para não usar máscara
STF

Gilmar suspende inquérito contra desembargador que deu carteirada para não usar máscara

Governo desrespeita prazos, e Lewandowski cobra planos para Manaus e vacinação
Pandemia

Governo desrespeita prazos, e Lewandowski cobra planos para Manaus e vacinação