Política

Para Tadeu, Eduardo "reforça presença de Maia no jogo"

"Rodrigo tem vantagem de dialogar com a esquerda"

Deputado Tadeu Alencar é o líder do PSB na Câmara FederalDeputado Tadeu Alencar é o líder do PSB na Câmara Federal - Foto: Arthur de Souza

“O PSB criou, ontem, uma comissão para coordenar os trabalhos relacionados à eleição da Mesa Diretora da Câmara Federal. A proposta é que oito parlamentares mantenham-se, durante o recesso, coordenando essas articulações. Pelo PSB, JHC lançou-se na disputa pela presidência e o partido aguarda para ver se a candidatura dele toma densidade. Os socialistas já votaram duas vezes em Rodrigo Maia. Líder da bancada, Tadeu Alencar, indagado pela coluna sobre o atual presidente da Casa, assinala: "Rodrigo foi bom presidente da Câmara, tem vantagem de dialogar com a esquerda, tem agenda econômica liberal, mas, nas pautas dos costumes, nas pautas em que há tensionamento, ele consegue conversar bem com a esquerda e mantém equilibrio na Casa". Ainda ontem, sobre as chances de apoiar Maia, Eduardo Bolsonaro avisou que o PSL "tem outras preferências" e atribuiu a posição ao fato de o democrata andar "conversando muito com pessoal do PT". Na leitura de Tadeu, "ao se posicionar, assim, ele (Eduardo) está reforçando a presença de Rodrigo no jogo, que, de saída, já tem universo razoável de partidos de oposição, que tem interesse de fazer contraponto à força do Executivo". Tadeu emenda: "Talvez não seja tão negativo assim (O PSL adiantar que não apoia Maia)".

"Não vamos mudar"
Já passava das 23h quando teve fim, ontem, a reunião da bancada do PSB. Não haverá encontro da sigla com o presidente eleito, Jair Bolsonaro, amanhã. "Não vamos lá mudar a posição de oposição, porque ela está cristalizada", informa o líder Tadeu Alencar.

Sem isca > "Precisamos nos reunir com o presidente em torno de uma agenda. É sobre previdência, reforma tributária?", cobra Tadeu. E adianta: "Pode ter certeza que vamos topar discutir agenda".

Anfitrião > A cúpula do Democratas desembarcou em Pernambuco no último final de semana para prestigiar o deputado federal Mendonça Filho, que casou a filha, Illana Mendonça, em solenidade, no último sábado, em Fernando de Noronha.

Conexão 1 > Do presidente nacional do DEM, ACM Neto, ao governador eleito de Goiás, Ronaldo Caiado, o volume de lideranças presentes na ilha por ocasião do casamento foi grande.

Conexão 2 > Ex-ministro da Educação, Mendonça Filho reuniu ainda o vice-governador eleito de São Paulo, Rodrigo Garcia, o senador José Agripino Maia, os deputados federais Heráclito Fortes, Felipe Maia, entre outros nomes inlfuentes do Congresso Nacional.

Com Jair > Nas rodas de conversa, amenidades circularam, mas político sempre dá um jeito de falar de política....Amanhã, a bancada do DEM estará com o presidente eleito, Jair Bolsonaro, e Mendonça Filho já confirmou presença.

Concorrência > O DEM tem Rodrigo Maia na corrida pela presidência da Câmara. Sobre Maia, Eduardo Bolsonaro disse, ontem, que o PSL "tem outras preferências".

Prévia > Um jantar, ontem, no restaurante Nau, em Brasília, reuniu um volume grande de lideranças pernambucanas em torno de José Múcio Monteiro, que toma posse, hoje, como presidente do Tribunal de Contas da União, e de Ana Arraes, que será vice.

Mais perto > A demanda da Amupe já era antiga, mas a primeira reunião entre sua diretoria e conselheiros do Tribunal de Contas do Estado só ocorreu ontem. As pautas represadas dos municípios eram diversas. Mas um dos pleitos principais foi o fortalecimento do diálogo com o TCE.

Veja também

PF conclui que Milton Ribeiro não cometeu crime em disparo de arma de fogo no aeroporto
Política

PF conclui que Milton Ribeiro não cometeu crime em disparo de arma

Colômbia está diante de guinada histórica para a esquerda
Mundo

Colômbia está diante de guinada histórica para a esquerda