Ofensa a Maia

Parlamentares e ministros não acreditam em versão dada por Salles sobre ofensa a Maia

A avaliação é a de que ele apresentou essa versão como uma desculpa para diminuir a repercussão do episódio

Ricardo Salles, ministro do Meio AmbienteRicardo Salles, ministro do Meio Ambiente - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Parlamentares e auxiliares de Jair Bolsonaro (sem partido) afirmam nos bastidores que não acreditam na versão de Ricardo Salles, do Meio Ambiente, para justificar a ofensa a Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Depois de chamar o presidente da Câmara dos Deputados de "Nhonho", em referência ao personagem do Chaves, o ministro afirmou que sua conta foi hackeada e que não é o autor da publicação. A conta de Salles no Twitter está suspensa.

A avaliação é a de que ele apresentou essa versão como uma desculpa para diminuir a repercussão do episódio.

Auxiliares do presidente falam que, tendo sido Salles o autor, não teria nenhum questionamento do Palácio do Planalto, especialmente por ser contra Maia, com quem Jair Bolsonaro não tem boas relações.

Entre parlamentares, a leitura é a de que Salles conteve a escala da crise ao dizer que teve a conta invadida, ainda que não se acredite nesta versão.

Sua saída em razão do episódio, porém, não é considerada.

Ele é um dos remanescentes da ala ideológica no governo, após a saída de Abraham Weintraub, e o distanciamento de Olavo de Carvalho, e isso lhe confere prestígio entre os seguidores mais radicais do bolsonarismo nas redes sociais.

Dessa maneira, parlamentares acreditam que é difícil Bolsonaro afastar o ministro, sob pena de se indispor com essa parcela de seguidores mais ruidosos.

Veja também

Lula diz que não esqueceu da "cervejinha" nem da "picanha" que prometeu durante campanha
Lula

Lula diz que não esqueceu da "cervejinha" nem da "picanha" que prometeu durante campanha

Comissão de Segurança da Câmara aprova dois requerimentos de audiência pública com Elon Musk
Elon Musk

Comissão de Segurança da Câmara aprova dois requerimentos de audiência pública com Elon Musk

Newsletter