Paulo à mesa com Luciana Santos e Humberto Costa

Figueira e Nilton Mota acompanharam o jantar no Campo das Princesas

Luciana Santos, Paulo Câmara e Humberto Costa se reuniram na noite de ontemLuciana Santos, Paulo Câmara e Humberto Costa se reuniram na noite de ontem - Foto: Paullo Allmeida

No Palácio das Princesas, ontem, o governador Paulo Câmara recebeu os companheiros de chapa, Luciana Santos e Humberto Costa, em reunião reservada. Os três foram à mesa em um jantar realizado após a solenidade de diplomação. Luciana e Humberto são as lideranças maiores de seus respectivos partidos no Estado. Ela, que preside nacionalmente o PCdoB, foi a primeira mulher eleita vice-governadora de Pernambuco e Paulo fez questão de destacar isso no discurso proferido no encerramento da solenidade no Classic Hall ontem. À noite, Paulo, Luciana e Humberto foram acompanhados ainda do deputado estadual Nilton Mota, ex-secretário da Casa Civil, e de Antônio Figueira, chefe da Assessoria Especial do governo. Nilton voltará a ser secretário. Não se sabe ainda de qual pasta. Ele abriu mão de concorrer à reeleição e integrou a coordenação da campanha do governador. O PCdoB, de Luciana Santos, terá espaço ampliado na gestão, como a coluna já registrou, e o PT, por sua vez, passará a ocupar uma cota no 1º escalão. Luciana até encontraria o governador, antes, em Brasília, onde ele esteve por ocasião da reunião dos governadores do Nordeste, mas ela acabou perdendo o voo e os dois desencontraram. Não haviam conversado ainda desde que ele tirou férias. Os comunistas elegeram um deputado estadual, João Paulo, e mantiveram, ao eleger Renildo Calheiros, a cadeira na Câmara Federal. O PT, que elegeu Marília Arraes e Carlos Veras deputados federais, fez ainda três estaduais. O senador eleito, Jarbas Vasconcelos, que também compôs a chapa, encontra-se em missão oficial na Suíça e na Polônia, razão pela qual sua diplomação se deu na última segunda-feira e ele esteve ausente da conversa noturna de ontem.

Afago do governador
“Sebastião Oliveira está muito confiante, porque o trabalho que ele fez foi muito importante, aqui, para o crescimento do PR, tanto em 2016 como, agora, em 2018”. A avaliação foi feita pelo governador Paulo Câmara ao ser indagado se o PR teria espaço na gestão, caso saísse das mãos de Sebastião.

Nem pensar > Sob a tutela de Anderson, interessa ao Estado manter o partido na base? “Não trabalho com essas coisas, trabalho só com hipótese de o PR estar com Sebastião Oliveira, que é nosso aliado, que nos apoiou e que tem uma parceria importante com o governo”, devolveu Paulo Câmara.

Tá tendo > Diante das articulações de Anderson Ferreira para retomar o controle do PR-PE, Sebastião, questionado, assinalou: “Essa disputa nunca acabou”.

Pouco antes > Uma conversa entre Valdemar Costa Neto e Anderson Ferreira resultou na definição, como a coluna antecipara, da primeira semana de janeiro como prazo para saída de Sebastião Oliveira do comando do PR em Pernambuco.

Em janeiro > Sebastião registra que, no dia 19 de janeiro, haverá Congresso Nacional da sigla para tratar de diretórios provisórios. “Até lá, eu continuo presidente”, crava.

A ilha... > O administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha, e o deputado federal Felipe Carreras foram ao ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, defender a liberação de voos noturnos em caso de atendimento de saúde na ilha. Representantes do ICMBio e Ibama também participaram.

...na pauta > No rol de propostas para o arquipélago, figuraram ainda a situação do Hotel Esmeralda, de propriedade do ICMBio, e a diminuição da taxa ambiental para o estrangeiro visitar o Parque Nacional, além de interesses dos moradores.

Veja também

Criticado por postura na pandemia, Bolsonaro faz passeio de motocicleta em Brasília
Planalto

Criticado por postura na pandemia, Bolsonaro faz passeio de motocicleta em Brasília

Após esquerda, grupos à direita promovem carreatas contra Bolsonaro
Impeachment

Após esquerda, grupos à direita promovem carreatas contra Bolsonaro