Paulo Câmara faz gesto e convida Mendonça para almoço

"Mas minha posição é de alinhamento total com o bloco de oposição", diz o democrata

Mendonça Filho, Alexandre Baldy e Paulo CâmaraMendonça Filho, Alexandre Baldy e Paulo Câmara - Foto: Hélia Scheppa/divulgação

O encontro no Palácio das Princesas, no sábado, não estava previsto. Mas o convite foi feito por Paulo Câmara após a agenda conjunta cumprida em Itamaracá. O ministro da Educação, Mendonça Filho, recepcionava o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, que veio participar da entrega de 500 moradias do Conjunto Habitacional Ciranda da Ilha, em Itamaracá, e de mais 400 do Conjunto Habitacional Vila Brasília, em Olinda. O governador tratou de convidar os dois para almoço no Palácio das Princesas. O gesto carrega uma simbologia, uma vez que Mendonça, hoje, integra as hostes oposicionistas, estando entre os que têm mantido posicionamentos mais duros na oposição. O governador, por sua vez, já cuida de manter as pontes com o DEM, via Rodrigo Maia, presidente da Câmara Federal, que viu o PSB votar majoritariamente nele. Além de Mendonça Filho e de Baldy foram à mesa ainda os deputados federais Fernando Monteiro, Augusto Coutinho e Luciana Santos, além do presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi.

À coluna, Mendonça Filho observa o seguinte: "Estava em compromisso institucional com o ministro das Cidades, que veio a Pernambuco a meu convite e nós dividimos, inclusive a agenda em Itamaracá, que era Educação e Cidades, e ele tinha aceito convite para almoçar no Palácio e eu, naturalmente, tenho educação doméstica e, ao mesmo tempo, tenho dever institucional. Ele (Paulo Câmara) é governador e eu sou ministro. Mas minha posição é de alinhamento total com o bloco de oposição". Em política, os gestos guardam um peso e o governador do Estado fez um na direção do democrata.

Volta já prevista ao Palácio
No sábado ainda, Mendonça Filho informou a Paulo Câmara que pretende cumprir agenda de anúncios em Pernambuco e sugeriu fazer essas entregas no Palácio das Princesas.

Contraste > Em julho do ano passado, após cumprir agenda na abertura da Fenearte, Paulo Câmara convidou o governador Renan Filho para jantar no Palácio das Princesas junto com outros deputados e, apesar de o senador Fernando Bezerra Coelho ter integrado a comitiva, não foi chamado para o encontro, diferente da situação que envolveu Mendonça Filho sábado.

Bate e volta > Ciro Gomes desembarca no Recife, hoje, para almoço com o governador Paulo Câmara. Vem acompanhado de Carlos Lupi, presidente nacional do PDT. Presidente estadual da sigla, Wolney Queiroz também vai à mesa. Um apoio do PSB ao projeto presidencial de Ciro é o maior anseio dos pedetistas hoje. Daí a importância de Ciro passar aqui ainda que seja de bate e volta.

Túlio vai >
Ex-presidente do Iterpe, Túlio Gadêlha, exonerado na última sexta, confirmou que estará com Ciro Gomes no Palácio das Princesas. Tem uma relação próxima com o presidenciável, de quem já foi anfitrião em outras ocasiões.

Paulo que fez >
Paulo Câmara deve fazer uma apresentação para Ciro Gomes de feitos da sua gestão, vai mostrar índices e indicadores.

Dia D > O fato de Túlio Gadêlha ter soltado uma nota com seu posicionamento, ontem, dia que seria o aniversário de Leonel Brizola, gerou mal-estar no PDT. No texto, Túlio aponta como "real motivo" de sua exoneração um "ajuste partidário e eleitoreiro".

Carnaval > O Ministério Público de Contas e o TCE expediram recomendação para os prefeitos não realizarem gastos com o Carnaval, caso tenham a folha de pagamento dos servidores atrasada, inclusive o décimo terceiro. O documento aponta para risco de o gestor incorrer em "imoralidade administrativa".

Veja também

Supremo aprova regra que veta novos processos a ministros próximos da aposentadoria
stf

Supremo aprova regra que veta novos processos a ministros próximos da aposentadoria

Gabinete de Jair Bolsonaro abasteceu 'rachadinha' por meio da filha de Queiroz, indicam extratos
rachadinha

Gabinete de Jair Bolsonaro abasteceu 'rachadinha' por meio da filha de Queiroz, indicam extratos