Política

Paulo Câmara: 'Serviços bancários devem ser preservados'

Governador cita casos dos mais carentes e necessidade de pagamento do Bolsa Família, por exemplo

Governador Paulo CâmaraGovernador Paulo Câmara - Foto: Arthur Mota

No momento em que medidas restritivas são ampliadas pela administração estadual a cada dia, em Pernambuco, como forma de conter os impactos da pandemia do novo coronavírus, o governador Paulo Câmara, de antemão, à coluna, assegura que não cogita determinar fechamento de bancos. Indagado se há chances de os serviços bancários serem interrompidos, o governador responde de forma incisiva: "Não!". Ele argumenta o seguinte: "Alimentos, medicamentos e serviços bancários, com algumas restrições e cuidados, devem ser preservados!". Suspensão de aulas, fechamento de bares, restaurantes, shoppings, entre outros, foram alvos de decretos nos últimos dias. As restrições foram sendo ampliadas à medida que os números de casos confirmados também foram crescendo.

Ontem, o número de casos confirmados chegou a 31, quando a primeira cura clínica também foi anunciada. Em meio a esse processo, o Sindicato dos Bancários chegou a protocolar ofício, na última quinta, ao Governo do Estado, solicitando o fechamento imediato dos bancos públicos e privados como medida de prevenção. O documento alerta que a categoria "está exposta a alto risco de contaminação e disseminação do coronavírus em razão da natureza do trabalho bancário e características dos locais". Nesse cenário de emergência, o governador cita as necessidades, na iminência de serem aprofundadas pela crise instalada, da população mais carente e explica: "Na questão dos bancos, tem o seguinte: "'Pessoas pobres, que dependem do Bolsa Família, por exemplo, elas precisam sacar o dinheiro para poder comprar alimentos'". Nesses cálculos que visam a minimizar os impactos, a despeito de toda adversidade, e acabam deixando os bancos de fora do rol de decretos, entram ainda as medidas adotadas pelo Governo Federal, também no combate aos efeitos da pandemia sobre a economia. Entre elas, estão: a antecipação de abono salarial e do 13º para aposentados e pensionistas do INSS e mais saques do FGTS em estudo. Essa conta em busca de algum alívio não fecha sem os bancos. É o que sinaliza o governador Paulo Câmara.

 

Fique em casa
Tem deputado que usou máscara, ontem, para ir a um shopping do Recife, ciente de que, via decreto do Governo do Estado, esses centros de compras fecham a partir de hoje, e ele precisava...cortar o cabelo. Já andava usando a máscara após contatos com pessoas suspeitas de estarem infectadas, mas, ao se dirigir ao salão de beleza, ontem, quando a ordem é ficar em casa, confessa que recorreu a ela por: "medo de ser reconhecido" dando mau exemplo.
Zoom > Os três senadores do Estado participaram, ontem, da votação inédita, feita de forma remota pelo Senado, que aprovou o decreto de calamidade pública. Votaram 75 senadores. Para isso, utilizou-se um aplicativo, chamado zoom, que permite a criação de uma sala com mais de 200 pessoas. Cada um recebeu login e senha. Antonio Anastasia conduziu a sessão, uma vez que Davi Alcolumbre está de quarentena.
quase guerra> Do secretário da Fazenda, Décio Padilha: "Não estamos falando em confisco de forma alguma". Ele se refere às requisições administrativas. Relata ter entrado em contato com vários empresários e deve ter reunião por teleconferência com eles. Décio agradece a solidariedade, diz que vai fazer "pagamento justo e imediato". Define medida como "excepcional pelo bem coletivo". E faz alerta: "É um cenário de quase guerra".
E tome app! > Na próxima terça, a Câmara do Recife, deve votar uma proposta de mudança no regimento para permitir sessões online. A informação foi dada pelo vereador Renato Antunes, líder da Oposição, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7. Já está sendo providenciado um aplicativo, capaz de viabilizar essas votações remotas. 

Veja também

CCJ da Câmara aprova PL para impedir invasor de terra de ter acesso a benefícios do governo
Câmara

CCJ da Câmara aprova PL para impedir invasor de terra de ter acesso a benefícios do governo

AGU diz ao STF que há indícios de crime no "Twitter Files"
Twitter Files

AGU diz ao STF que há indícios de crime no "Twitter Files"

Newsletter