A-A+

Paulo segue para Petrolina em voo com Bolsonaro

Paulo dissera que o Estado estaria à disposição

Paulo Câmara e Jair BolsonaroPaulo Câmara e Jair Bolsonaro - Foto: Divulgação / Mauro Pimentel

O convite oficial ainda não tinha sido feito e o governador Paulo Câmara já havia dito, a pessoas próximas, como a coluna cantara a pedra há 10 dias, que estava disposto a ciceronear o presidente Jair Bolsonaro em Pernambuco. O governador não só receberá Bolsonaro na reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, no Recife, hoje, como seguirá para Petrolina no voo com o chefe do Planalto. Houve, mesmo entre palacianos, quem apostasse que o socialista não estaria na agenda de Petrolina, capitaneada pelo líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho, adversário do Governo do Estado. Resultado: alguns aliados viram com surpresa o aceno também porque Paulo Câmara integra o bloco dos governadores do Nordeste que vem adotando posições críticas em relação ao Governo Federal. “Um gesto elogiável de ambos os lados”, observou um dos auxiliares do governador, em reserva, à coluna. Enquanto governador de Pernambuco, Paulo, ainda que o PSB exerça oposição, trabalha para construir pontes. Petrolina é reduto da família Coelho. O prefeito da cidade, Miguel Coelho, admite que a agenda no Sertão do São Francisco não deixa de ser “uma sinalização de deferência que o presidente faz com líder do governo”. Entretanto, realça o seguinte: “Mas também queremos mostrar ao presidente que o Nordeste não é contra ele”. E emenda: “Independente se ganhou ou perdeu, no Nordeste, ele foi votado e o Nordeste faz parte do Brasil e ele é presidente de todo o Brasil”. Miguel completa: “A gente quer mostrar que Petrolina, por mais que esteja em Pernambuco e que o atual governo seja contra até em pontos que são controversos, que o partido (PSB) é contra, mas o governador a favor, como é o caso da Reforma da Previdência (o governador defende mudanças em pontos da proposta) a gente quer mostrar que, em Pernambuco, ele tem apoio de aliados mas, principalmente, vai ver a cidade que dá certo, gera emprego e renda”. Antes que o convite formal fosse feito, o ministro Onyx Lorenzoni informara a Paulo Câmara, em Brasília, por ocasião da reunião dos governadores, que o presidente estaria em Pernambuco. Naquele mesmo dia, a Bolsonaro, Paulo dissera que o Estado estaria à disposição para ajudar. E, hoje, ratifica essa intenção.


Peixes grandes
Parlamentares de cinco partidos subscreveram a proposta de Danilo Cabral, que pode tornar obrigatória a aprovação de lei para privatização da Eletrobrás, Petrobras, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banco da Amazônia, Correios, Casa da Moeda, BNDES e suas respectivas subsidiárias. O objetivo é a venda dessas estatais seja regulada em lei específica para cada uma delas.
Cortesia > Ex-senador e ex-ministro da Educação, Cristovam Buarque fez visita, ontem, ao deputado federal Raul Henry. Em comum, os dois têm a bandeira da Educação no radar. Cristovam passou pelo escritório do emedebista na tarde de ontem.
aRTICULAÇÃO... > No momento em que a Assistência Social está em discussão no país, o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude do Estado, Sileno Guedes, foi escolhido para integrar a diretoria do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência (Fonseas), instância de articulação política das Secretarias Estaduais de Assistência Social.
...PELA ASSISTÊNCIA > Sileno, que estava interinamente na diretoria desde fevereiro, será tesoureiro da instituição por um ano. “Temos visto o enfraquecimento das políticas de Assistência Social, enquanto Pernambuco segue lançando novas iniciativas como o 13º do Bolsa Família. É importante que a posição política do nosso Governo seja exposta em colegiados como este”, avalia. 

Veja também

Para Rosário, médicos devem ter 'liberdade' para prescrever cloroquina
CPI da Covid

Para Rosário, médicos devem ter 'liberdade' para prescrever cloroquina

71 operações ocorreram em quase todos os estados, diz depoente
CPI da Pandemia

71 operações ocorreram em quase todos os estados, diz depoente