PED antecipa debate de 2020, que contempla PSB

No Recife, foi eleito para presidir o PT, nome apoiado pela ala que defende aliança

Oscar BarretoOscar Barreto - Foto: Arquivo Folha

A ala do PT que trabalha no sentido de manter a aliança com o PSB no Estado comemora o resultado do PED. No Estado, a chapa que reuniu nomes como o senador Humberto Costa, o vereador João da Costa, além dos deputados Carlos Veras e Doriel Barros, obteve 7.217 votos, a ala liderada por Marília Arraes e Teresa Leitão somou 5.716, a de Oscar Barreto, 3.827 votos, a de Osmar Ricardo, 1.865 votos, enquanto a DAP levou 692 e a de Zé de Oliveira, 308. A despeito do volume de chapas, tirando a de Marília e a de Teresa e a DAP, as demais representam pensamentos e projetos equivalentes. Leia-se: a defesa da manutenção da aliança com a Frente Popular. No Recife, a estratégia de pulverizar as chapas se repetiu. Na Capital, a chapa de Oscar (690) levou 1.217 votos, a de João da Costa (680), 1.260, a de Osmar Ricardo (650), 1278, a de Zé de Oliveira (600), 75 votos e houve ainda 151 votos da chapa de número 610. De outro lado, a chapa apoiada por Marília e Teresa Leitão (630), teve 684 votos. “Nós estamos em chapas diferentes, mas temos pensamentos iguais. A militância deu recado claro. Vamos conduzir esse PT para o futuro para recuperar inciativa do campo popular. O pensamento que ganhou defende a unidade das forças populares”, realça Oscar Barreto, cujo candidato, Cirilo (510), venceu a disputa pela presidência do PT no Recife, com 3066 votos. A candidatura apoiada por João da Costa (588) obteve 769 votos, a de Marília e Teresa (530), 703 votos e a de Zé de Oliveira (500), teve 104 votos. O resultado do Recife tem peso para o debate de 2020.

Se Marília e Teresa defendem candidatura própria, o comando do partido na Capital estará com uma ala que trabalha pela aliança com a Frente Popular. Teresa , por sua vez, lembra que na disputa de 2018 havia uma coordenação das decisões em relação à esfera nacional, porque o PSB articulou posição de neutralidade em prol de Fernando Haddad na corrida presidencial. Dessa vez, grifa Teresa, a eleição é mais focada nos municípios. O PED, no entanto, funciona como um termômetro do que está por vir e termina por antecipar o debate, que interessa também ao PSB.


“Nem choro, nem vela”
Oscar Barreto adianta o seguinte: “Não vamos levar o PT para o isolamento. E segue: “Não tem choro nem vela, tem resultado do PED e a condução do PT vai ser dada pelos filiados de maneira majoritária”. O conjunto “defende o combate aos setores reacionários e precisa de ampla aliança para isso”.
Plebiscito > Teresa Leitão lembra que esse processo eleitoral interno é visto com ressalvas por alguns, exatamente por esse clima, que atrai até interferências externas. Em 2021, haverá plebiscito para analisar esse processo de eleição de dirigentes.
Agreste > O grupo de Teresa Leitão contabilizou uma série de vitórias no Agreste. Venceu nas seguintes cidades: Camocim de São Félix, Agrestina, Panelas, Sanharó, Riacho das almas, Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru.
Simone na Alepe > Como a coluna cantou a pedra, ontem, no Portal da Folha de Pernambuco, Luciana Santos embarcou para Portugal. Antes, ela transmitiu o cargo para o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros. Resultado: Simone Santana assume o comando da Alepe. Primeira mulher a assumir o comando da Casa, ela avalia que Pernambuco está “fazendo jus a sua história não é de agora”. Emenda que “desde sempre, o Estado está na vanguarda e as mulheres pernambucanas estão sempre presentes em momentos históricos”. Cita Brites de Albuquerque, as mulheres de Tejucupapo, Bárbara Alencar e Adalgisa Cavalcanti. 

Veja também

Com 'Erundinamóvel', vice de Boulos entrará na campanha de rua para tentar forçar ida ao 2º turno
SÃO PAULO

Com 'Erundinamóvel', vice de Boulos entrará na campanha de rua para tentar forçar ida ao 2º turno

Líder do MBL é denunciado sob a acusação de tráfico de influência e fraude em licitação
Política

Líder do MBL é denunciado sob a acusação de tráfico de influência e fraude em licitação