Justiça

PGR pede novamente ao STF que Daniel Silveira seja obrigado a usar tornozeleira eletrônica

No documento, Lindôra Araújo diz que irá se manifestar sobre indulto de Bolsonaro ao deputado em outra oportunidade

Daniel SilveiraDaniel Silveira - Foto: EVARISTO SA / AFP

A Procuradoria-Geral da República (PGR) voltou a pedir nesta terça-feira (3) ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) seja obrigado a usar tornozeleira eletrônica. O documento é assinado pela vice procuradora-geral da República Lindôra Maria Araújo.

Na última sexta-feira, o ministro Alexandre de Moraes encaminhou para a PGR um requerimento de manifestação sobre o acessório. A Procuradoria deveria se posicionar sobre o caso em um prazo de 48 horas.

"O Ministério Público Federal ratifica a manifestação apresentada em 24 de março de 20229 (fls. 3291/3302), para que sejam mantidas as cautelares de (1) proibição de ausentar-se do Estado em que reside, salvo para Brasília/DF; (2) proibição de frequentar e participar de evento público; e (3) monitoração eletrônica, pugnando pela intimação Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal para que esclareça sobre os alegados defeitos e inconsistência da tornozeleira eletrônica utilizada pelo réu", diz o despacho.

São Paulo:  CCJ da Alesp rejeita manobra para aliviar pena de Arthur do Val e dá andamento a processo de cassação

No documento, a PGR ainda afirma que quanto aos efeitos do decreto dado por Jair Bolsonaro (PL), que perdoou a pena de Silveira, "reserva-se ao direito de manifestar-se sobre suas repercussões jurídicas" apenas nas ações que constestam a medida e que tramitam na Corte sob a relatoria da ministra Rosa Weber.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal informou ao STF que a tornozeleira eletrônica do deputado Daniel Silveira está descarregada desde as 18h06 do dia 17 de abril.

"Haja vista que o equipamento eletrônico está descarregado, até a presenta data, não é possível informar, fidedignamente, a localização atual e a real situação do equipamento nem se houve ou não o rompimento da tornozeleira instalada, visto que a descarga completa da bateria impede a coleta de dados gerados pelo software de monitoração", diz um trecho do comunicado enviado ao Supremo.

No último dia 24 de março, Lindôra Araújo, em manifestação apresentada à Corte, afirmou que Silveira vinha agindo contra a democracia e tem aproveitado aparições públicas para atacar o tribunal e seus membros, e pediu para que o aparelho fosse recolocado no parlamentar.

Para a PGR, "as novas falas do parlamentar, assim como as anteriores manifestações já denunciadas, direcionam-se contra o regime democrático, as instituições republicanas e a separação de Poderes. Somam-se, ainda, as incitações públicas para desafio ao sistema e alegação de que os membros do STF estão cruzando a linha do limite e que apenas o chefe do Poder Executivo pode deter isso".

Naquela ocasião, Silveira havia participado de um evento público ao lado do presidente do PTB paulista, Otávio Fakhoury, em que deu entrevista e proferiu ofensas contra Moraes.

Veja também

"Saidinha", crise com Congresso e greves: os principais pontos do café de Lula com jornalistas
Lula

"Saidinha", crise com Congresso e greves: os principais pontos do café de Lula com jornalistas

Lula diz que não esqueceu da "cervejinha" nem da "picanha" que prometeu durante campanha
Lula

Lula diz que não esqueceu da "cervejinha" nem da "picanha" que prometeu durante campanha

Newsletter