Política

Planalto suspende indicação de Eduardo Bolsonaro a embaixada em Washington

Inicialmente, o governo dizia esperar um momento oportuno para enviar o nome de Eduardo, um dos filhos do presidente

Eduardo BolsonaroEduardo Bolsonaro - Foto: Reprodução/ Wikipedia

A indicação de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para o cargo de embaixador do Brasil em Washington está em suspenso pelo Palácio do Planalto. Embora a intenção de indicar o deputado federal para a função tenha sido anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro em julho, até agora não houve o início do processo formal no Senado, que precisa aprovar a escolha.

Inicialmente, o governo dizia esperar um momento oportuno para enviar o nome de Eduardo, um dos filhos do presidente. Membros do Planalto argumentavam que era necessário esperar a definição de pautas importantes para o governo, como a aprovação da reforma da Previdência.

Agora, a possibilidade de Eduardo se tornar líder do PSL na Câmara passou a ser apontada como o principal motivo para o atraso. Nos bastidores, a avaliação é que o filho do presidente tem acirrado disputas e se desgastado junto a parlamentares, inclusive de seu próprio partido, estando cada vez mais longe do número de votos necessários para ter a aprovação no Senado.

Leia também:
Eduardo Bolsonaro ironiza sigla LGBT em camiseta
Eduardo Bolsonaro faz gesto de arma em frente a monumento pela paz em NY
Eduardo Bolsonaro ataca Greta Thunberg com imagem falsa nas redes 

Oficialmente, o Planalto não comenta o caso, e Bolsonaro não tem respondido aos questionamentos relacionados à indicação de Eduardo. Nesta quarta-feira (16), o próprio deputado reconheceu que a nomeação para o posto nos Estados Unidos ficou em segundo plano. "Todos os temas como embaixada ou viagem para a Ásia são temas secundários. A gente está aqui para cuidar dos nossos eleitores", disse ele após tentativa frustrada de assumir a liderança do PSL.

Ao postergar a indicação do filho, Bolsonaro deixa o posto de Washington sem embaixador por quase dez meses, embora o presidente considere a relação com os EUA como prioridade da política externa brasileira. Diplomatas brasileiros em Washington também já enxergam como remota a possibilidade de Bolsonaro oficializar a indicação de Eduardo para a embaixada.

Aliados do deputado federal, por sua vez, iniciaram uma espécie de operação vacina, na tentativa de passar a imagem de que é ele -e não o presidente- quem vai decidir se enfrenta ou não a sabatina e a votação dos senadores.

Eles dizem que Eduardo conversou com o pai nesta quinta-feira (17) sobre a crise de seu partido, o PSL, e sabe que seria útil no Brasil para ajudar na articulação política no Congresso. O discurso foi visto, entre parlamentares e diplomatas, como uma maneira de deixar aberta uma possibilidade de a indicação não acontecer.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e o presidente da comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS), querem que Bolsonaro envie a indicação para a embaixada ainda neste ano, e é esse o prazo que aliados do deputado dizem que ele terá para decidir sobre seu futuro.

Desde agosto, Eduardo tem o aval do governo dos EUA para assumir a embaixada brasileira no país, mas Bolsonaro não estava seguro de que o filho teria votos suficientes e estava adiando oficializar a indicação ao Senado. Desde que seu pai afirmou que o indicaria ao cargo, há três meses, o deputado já viajou duas vezes a Washington na tentativa de mostrar acesso ao governo Trump. Em agosto, foi recebido pelo presidente americano, mas saiu sem anúncios concretos da reunião.

A sequência de movimentos era o cálculo de Eduardo para angariar apoio no Senado e reflete o desejo, pelo menos até aqui, de que deputado queria realmente assumir o posto.

Veja também

Lula nega que governo tenha problemas com Congresso: "Situações normais da política"
GOVERNO LULA

Lula nega que governo tenha problemas com Congresso: "Situações normais da política"

Fim das faixas salariais reinicia tramitação após aprovação de relatório da deputada Gleide Ângelo
BLOG DA FOLHA

Fim das faixas salariais reinicia tramitação após aprovação de relatório da deputada Gleide Ângelo

Newsletter