Vereador do Recife João da Costa (PT)
Vereador do Recife João da Costa (PT)Foto: Carlos Lima

O vereador João da Costa (PT) vai convocar uma audiência pública para discutir o processo de privatização das empresas de tecnologias Serpro e DataPrev que, juntas, operam bancos de dados com informações e detalhes da vida de todos os cidadãos e empresas no Brasil. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (5). O encontro deverá ocorrer no próximo dia 17, no Plenarinho da Câmara do Recife, a partir das 9h. O petista vai convidar os trabalhadores das empresas estatais, representantes da bancada federal pernambucana e a sociedade civil para, juntos, encontrar alternativas para barrar a venda das estatais.

João da Costa destaca que o processo de venda da DataPrev e do Serpro terá impacto direto no Recife, com fechamento de postos de trabalho e prejuízo aos cofres da Prefeitura do Recife. “Essa privatização, que está em andamento pelo governo federal, vai trazer grandes prejuízos para todo o País e só no Recife vai provocar a demissão de cerca de mil trabalhadores. Somente o Serpro, para se ter uma ideia, é responsável por R$ 10 milhões anuais de contribuição ao ISS do Recife”, alertou o petista.

O Serpro é o Serviço Federal de Processamento de Dados e a Dataprev, Empresa de Tecnologias e Informações da Previdência Social. Ambas, disse João da Costa, são superavitárias, o que não impediu, na visão dele, de a privatização de ambas estar dentro do Programa Nacional de Desestatização. O petista acrescentou que já existe interesse de duas multinacionais em adquiri-las. “Tanto o Google quanto a Amazon pretendem adquiri-las e, se isso ocorrer, informações confidenciais da vida do cidadão brasileiro podem ser disponibilizadas no mercado internacional. Isso é muito perigoso", apontou.

Para João da Costa, o que está em jogo é “a soberania digital do Brasil”. Se a Serpro e a Dataprev forem vendidas, acrescentou o vereador, a empresa que adquiri-las vai dispor dos bancos de dados com informações que vão desde os hábitos financeiros das pessoas, emissão de passaporte, CPF, CNPJ, pagamento do Bolsa Família, transações de portos e aeroportos nacionais, dados do Imposto de Renda, entre outras.

assuntos

comece o dia bem informado: