Professor Lupércio comemora
Professor Lupércio comemoraFoto: Bruno Campos/Folha de Pernambuco

Numa das disputas mais tensas deste segundo turno em Pernambuco, o candidato do SD Professor Lupércio levou a melhor e se tornou o novo prefeito de Olinda. Ele saiu das urnas com 120.225 (57,04%), contra 90.558 (42,96%) de Antônio Campos.

Com a vitória o Professor Lupércio será o sucessor de 16 anos de administrações do PCdoB. Até junho, pouca gente tinha ouvido falar do novo prefeito. Vereador por duas vezes, ele foi eleito deputado estadual em 2014 graças à chapinha montada pelo Solidariedade.

Quando começou a cogitar a candidatura, muitos atores políticos de Olinda viam na movimentação uma articulação para fortalecer a sua reeleição para a Assembleia Legislativa. No entanto, com o início da campanha, ele começou logo aparecendo na terceira posição, atrás da ex-prefeita Luciana Santos (PCdoB) e da ex-candidata Izabel Urquiza (PSDB).

Apurados os votos do primeiro turno, Professor Lupércio ficou na segunda posição, com 23,38%. No segundo turno, travou um embate monotemático com Antônio Campos sobre a naturalidade dos candidatos.

Também viu o adversário tentar colocar a pecha de candidato do PCdoB de Renildo Calheiros e Luciana Santos.

Com os votos apurados, venceu com uma diferença de 14,08% percentual não registrado em qualquer pesquisa.

Olinda também teve uma abstenção de 20.868 pessoas (8,05%). Dos que votaram, 8.053 (3,38%) votaram em Branco, enquanto outros 19.624 (8,23%) votaram nulo.

assuntos

comece o dia bem informado: