Geraldo Julio
Geraldo JulioFoto: Flavio Japa/Folha de Pernambuco

A solenidade de posse dos 39 vereadores e vereadoras do Recife está marcada para este domingo, 1º de janeiro, às 15h, no plenário da Câmara Municipal. Conforme prevê o Regimento Interno da Casa, antes da posse, assumirá a condução dos trabalhos, na função de presidente, o candidato que obteve o maior número de votos na última eleição, neste caso, a vereadora Michele Collins (PP), com 15.357 votos.

Ainda segundo o Regimento, ela deve proferir as seguintes palavras: “Sob a proteção divina, estão abertos os trabalhos para a reunião solene de Instalação da 17ª Legislatura. Que Deus nos abençoe e inspire”.

Em seguida, Michele Collins convidará os vereadores que obtiveram a segunda e a terceira maiores votações no último pleito, Aimée Carvalho (PSB) e Fred Ferreira (PSC), para assumir a primeira e a segunda secretarias, respectivamente.

Os vereadores deverão entregar os diplomas, a declaração de bens e fazer o juramento. Nesse momento, será realizado o discurso da vereadora que preside os trabalhos e depois tem início a eleição da Comissão Executiva, que dirigirá a Câmara do Recife nos próximos dois anos (2017-2018).

Cada vereador deverá escolher, através do voto aberto, os nove cargos que compõem a Comissão: presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 3º vice- presidente, 1º secretário, 2º secretário, 3º secretário e mais dois suplentes de secretários. Os eleitos tomarão posse imediatamente. O presidente eleito se pronunciará e encerrará a reunião solene, convidando os presentes para a posse do prefeito eleito do Recife, Geraldo Julio, e do vice-prefeito, Luciano Siqueira.

O presidente formará a mesa e receberá as declarações de bens e cópias dos diplomas do prefeito e vice-prefeito da cidade, que deverão prestar o compromisso de posse com a mão direita sobre a Bíblia. Só então o prefeito do Recife fará o seu discurso de posse.

Toda a solenidade será transmitida ao vivo pelo site da Casa (www.recife.pe.leg.br). O público também poderá acompanhar das galerias do plenário, que comportam 150 pessoas; através de telões instalados no plenarinho, que acomoda 85 pessoas, e no salão nobre da Casa, que terá 50 cadeiras.

assuntos

comece o dia bem informado: