Deputado federal Vicente Cândido (PT-SP)
Deputado federal Vicente Cândido (PT-SP)Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Comissão da Reforma Política se reúne novamente nesta terça-feira (30) para discutir e votar o terceiro relatório sobre o tema, que aborda as regras eleitorais, o sistema eleitoral e o financiamento de campanhas. O colegiado reúne-se no plenário 7, às 7h30. As informações são da Agência Câmara.

"Estamos procurando colocar o Brasil em sintonia com o mundo, e o mundo está transitando entre três modelos: a lista pré-ordenada, que está no relatório como transição para 2018/2020; o distrital puro, que não tem muitos defensores no País; e o distrital misto, que é o que estamos propondo a partir de 2022", afirmou o relator, deputado Vicente Candidto (PT-MG).

O parlamentar ainda citou a tese da lista flexível como transição. Segundo ele, tanto a lista pré-ordenada,como a lista flexível ou o distritão, seriam apenas transitórios. "O sistema definitivo só a partir de 2022", disse.

O deputado também é o relator da proposta de emenda à Constituição (PEC 77/03) que prevê a coincidência dos mandatos e das eleições municipais, estaduais e federal. Ele apresentará seu plano de trabalho para esse proposta também na tarde desta terça, também às 14h30, no plenário 5.

assuntos

comece o dia bem informado: