Encontro com estaduais detalhará ações.?Com federais, pedido para que pressionem governo
Encontro com estaduais detalhará ações.?Com federais, pedido para que pressionem governoFoto: Anderson Stevens

CAROL BRITO

O governador Paulo Câmara (PSB) buscará aliados no Legislativo para enfrentar os impactos das chuvas que atingem o Estado desde o último final de semana. A pauta emergencial vem sendo tratada como prioritária nos bastidores do Palácio das Princesas.

Hoje, o chefe do Executivo se reúne com a bancada governista da Assembleia Legislativa, às 18h - após visitar quatro cidades afetadas pela precipitação. Amanhã, será a vez das bancadas pernambucanas na Câmara e Senado serem recebidas pelo gestor.

A reunião da bancada estadual visa fortalecer o discurso do Governo do Estado entre os parlamentares, mostrando o que a gestão vem fazendo e os detalhes da operação de emergência estadual. Será apresentado um mapeamento da situação das cidades, o que foi feito pelo Executivo estadual para amenizar a situação e as obras estruturadoras, como a barragem de Serro Azul, que evitaram efeitos mais trágicos na Zona da Mata Sul. A iniciativa acaba municiando os governistas no enfrentamento com a oposição na Casa de José Mariano. Na sessão da última segunda-feira, houve bate-boca entre os parlamentares devido a cobrança da conclusão de barragens pela administração.

A sugestão para o encontro veio do líder do Governo na Alepe, Isaltino Nascimento (PSB), durante reunião do secretariado, no mesmo dia.

Já o objetivo do encontro com os representantes do Congresso Nacional é tentar agilizar a liberação de recursos para a conclusão de quatro barragens na Mata Sul.

Atualmente, há uma emenda de R$ 160 milhões da bancada para a conclusão das obras da Adutora do Agreste que até o momento não foi liberada. "O encontro com a bancada é para discutir como podemos ajudar, pressionando e indo atrás de recursos. Essa crise é urgente e precisa de medidas urgentes", afirmou um dos coordenadores da bancada pernambucana na Câmara, Carlos Eduardo Cadoca (sem partido). Ontem, o presidente da Compesa, Roberto Tavares, e o vice-governador Raul Henry (PMDB) se reuniram com representantes da bancada para tratar do encontro.

assuntos

comece o dia bem informado: