Cais do Sertão
Cais do SertãoFoto: Arquivo Folha PE

Primeiro evento da agenda que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá na sua visita ao Estado, que tem início nesta quinta-feira (24) e vai até o próximo sábado (26), a visita ao Cais do Sertão será um reencontro do petista, ao mesmo tempo, com as suas origens nordestinas e com uma de suas obras no Estado. Marcado para começar às 15h, o tour pelo primeiro módulo do deverá durar uma hora e meia.

O museu diz estar tratando esta quinta-feira como outra qualquer, um dia de entrada gratuita. A única mudança na rotina será o controle mais rígido dos visitantes a partir das 14h. No intervalo de uma hora até a chegada de Lula, está mantida a visita de três grupos de estudantes, cujas as escolas já haviam agendado a ida ao equipamento.

A assessoria de Lula, que a princípio havia informado que a comitiva viria em dois micro-ônibus, alterou o número de presentes. Agora serão três ônibus leitos. Ou seja, é possível que o grupo chegue até a 120 pessoas.

O ex-presidente Lula deverá ser ciceroneado pelo coordenador de Projetos da Fundação Gilberto Freyre, gestora do Cais do Sertão, Gilberto Freyre Neto e Brunno Azevedo, coordenador de Ação Educativa. Depois de passar pelos vários ambientes do museu, o petista deve encerrar o tour na sala de instrumentos, onde espera-se que ele se arrisque em um dos instrumentos disponíveis, como a sanfona, a zabumba ou o triângulo.

Leia também:
Em Arapiraca (AL), Lula desfila em cima de carro de boi 

O Cais do Sertão foi gestado no fim do segundo mandato do ex-presidente Lula, em parceria com o então governador Eduardo Campos. Em abril de 2014, foi inaugurado o primeiro módulo. A segunda etapa do museu ainda não tem previsão de inauguração.

Agenda
O ex-presidente Lula deve pisar em solo pernambucano por volta das 10h desta quinta-feira (24). Uma comitiva estadual de petista o receberá na divisa de Alagoas e o acompanhará até o Recife.

De acordo com o senador Humberto Costa (PT), é possível que seja feita uma ou outra parada ao longo do caminho, em manifestações que estão sendo preparadas nos municípios que estarão no trajeto.

Oficialmente, nesta quinta, só há essa visita ao Cais do Sertão. Mas como Lula estará com a noite livre, assim como na da sexta, o ex-presidente deve fazer uma visita à ex-primeira-dama Renata Campos.

Na sexta-feira (25), às 10h, o ex-presidente vai ao Porto de Suape, onde participa de encontro com trabalhadores em defesa das indústrias petrolífera e naval. À tarde, Lula retorna à capital pernambucana, onde comparece a um grande ato que está sendo organizado pela Frente Brasil Popular pela democracia, pelos direitos e por Lula.

No sábado (26) pela manhã, Lula vai a Brasília Teimosa, onde vai visitar o bairro, conversar com moradores e conhecer pessoalmente projetos sociais que estão sendo organizados pelos moradores da localidade.

Foi também o governo Lula o principal parceiro da Prefeitura do Recife na retirada das palafitas e na revitalização da Orla de Brasília Teimosa.

Serviço:

Quinta-feira (24)
16h - Visita ao museu Cais do Sertão

Sexta-feira (25)
10h - Ato com trabalhadores em defesa das indústrias petrolífera e naval em Ipojuca
16h - Ato pela democracia, pelos direitos e por Lula - Pátio do Carmo - Recife

Sábado (26)
10h - Visita a Brasília Teimosa

comece o dia bem informado: