Audiência pública sobre a inserção de veterinários no Nasf
Audiência pública sobre a inserção de veterinários no NasfFoto: Divulgação

Em audiência pública, a Câmara do Recife debate, na manhã desta segunda-feira (27), no Plenarinho, a inserção de profissionais da medicina veterinária no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Compõem estes núcleos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, que fazem visitas às casas com informações sobre os serviços das unidades públicas de saúde.

A ideia, que já foi apresentada pelo vereador Ricardo Cruz (PPS) ao secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, é que um veterinário também faça parte deste grupo de profissionais, para que possa levar informações de prevenção a zoonoses, saúde animal e serviços, como o do Centro de Vigilância Ambiental (CVA) e o Hospital Veterinário. De acordo com o parlamentar, o projeto não traria custos à gestão municipal.

"A ideia é que os veterinários sejam residentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Portanto, a bolsa já seria paga pelo governo federal e não traria grandes custos para a Prefeitura do Recife. Sem falar que seria uma prestação de serviço muito importante. Estamos tratando de prevenção a doenças graves", comenta o vereador.

Foram convidados para a reunião representantes das secretarias estadual e municipal de saúde, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Regional de Medicina Veterinária e estudantes universitários do curso de veterinária das faculdades do Recife.

assuntos

comece o dia bem informado: