TRE-PE
TRE-PEFoto: Divulgação

Em busca de pedir mais empenho de políticos e lideranças políticas de municípios pernambucanos que estão em processo de recadastramento biométrico, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) reúne, nesta quarta-feira (29), às 8h30, prefeitos, vereadores de situação e oposição de 19 cidades do Estado, além de autoridades civis, militares, eclesiásticas e representantes partidários. O encontro ocorre no auditório do Pleno do TRE, na Avenida Agamenon Magalhães.

O atual ciclo de recadastramento biométrico engloba 38 municípios de Pernambuco. Destes, quatro já encerraram o processo. Dos 34 restantes, 19 estão em situação crítica e preocupam o TRE, sobretudo porque estão inseridos neste conjunto municípios com grande quantidade de eleitores, como Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife.

O tribunal ressalta que o município que tiver reduzido seu número de eleitores por causa do recadastramento poderá ver diminuídos os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Por sua vez, o eleitor que não fizer o recadastramento biométrico terá o título eleitoral cancelado. Como efeito secundário, poderá perder benefícios como o Bolsa Família, não terá como pleitear recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Minha Casa, Minha Vida, além de ficar impossibilitado de ocupar cargo público ou tirar passaporte.

assuntos

comece o dia bem informado: