A Comissão da Verdade investiga crimes cometidos durante o regime militar
A Comissão da Verdade investiga crimes cometidos durante o regime militarFoto: http://memoriasdaditadura.org.br

Os integrantes da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Hélder Câmara irão receber homenagem do deputado Isaltino Nascimento. A iniciativa tem o objetivo de reverenciar o trabalho da Comissão, que resultou na edição dos Volumes I e II, além de cinco Cadernos da Memória e Verdade, esclarecendo violações de direitos humanos ocorridas em Pernambuco. A sessão solene será nesta segunda-feira (04), às 18h, na Alepe.

A Comissão é composta por um grupo de assessores e voluntários, além de ter contado com a importante contribuição de órgãos públicos e entidades privadas. Foi realizada uma extensa pesquisa, concentrada desde o golpe militar até o ano de 1985, composta por depoimentos e documentações, além de perícias técnicas e várias outras ações com o intuito de esclarecer fatos e circunstâncias em que ocorreram violações de direitos humanos no Estado.

São 51 mortos e desaparecidos que sofreram graves violações dos direitos humanos, promovidas por agentes do Estado durante o período da ditadura. O resultado de toda essa pesquisa está em dois volumes e cinco Cadernos da Memória e Verdade. A Comissão foi composta por profissionais de várias áreas, como advogados, cientistas políticos, historiadores, sociólogos, economistas que catalogaram todo esse conteúdo.

No primeiro volume, textos informativos e toda a organização do trabalho da Comissão, planejamento estratégico, metodologia, as investigações e a identificação dos desaparecidos estão descritas. Os 51 mortos e desaparecidos, além de terem suas identidades políticas respeitadas, têm a sua luta pela construção da democracia narradas pelos relatores e sub-relatores. O segundo volume traz as dificuldades da construção da democracia no Brasil e a repercussão desses fatos em Pernambuco. A marcha do golpe militar, o relatório das violações em várias instâncias do Poder também estão descritas na publicação.

assuntos

comece o dia bem informado: