Presidente estadual do PSB, Sileno Guedes
Presidente estadual do PSB, Sileno GuedesFoto: André Nery/Folha de Pernambuco

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) realiza, a partir desta quinta-feira (1º), seu XIV Congresso Nacional. O evento acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. O encontro segue até o dia 03 de março, data em que serão eleitos os membros da Executiva e Diretório Nacional. Membros do PSB de Pernambuco estarão presentes no encontro. O Estado tem a maior delegação do País, com 80 delegados confirmados.

“Além da eleição, discutiremos temas como os rumos que o partido deverá tomar nas eleições de 2018. Pernambuco defende que o PSB mantenha-se em seu posicionamento histórico de centro-esquerda", avalia o presidente do PSB de Pernambuco, Sileno Guedes.

"Além disso, tema como novas tecnologias e mecanismos de participação popular; economia criativa como estratégia de desenvolvimento; e a conjuntura Nacional. O presidente Carlos Siqueira fez um importante trabalho de fortalecimento do nosso partido após a morte do ex-governador Eduardo Campos e nossa expectativa é que seja reconduzido à função”, complementa o dirigente.

O Congresso Nacional do partido será aberto às 19h desta quinta, com a presença de governadores, parlamentares, prefeitos e representantes de segmentos sociais da legenda. Também estarão presentes presidentes de outros partidos brasileiros, embaixadores e representantes de partidos socialistas da América Latina, integrantes da Coordenação Socialista Latino-Americana (CSL).

O PSB prestará homenagem ao escritor Ariano Suassuna, falecido a 23 de julho de 2014, e ao linguista norte-americano Noam Chomsky, uma das vozes mais críticas ao capitalismo. Além disso, um ato cultural contará com apresentações do pianista Arthur Moreira Lima e do artista Antônio Nóbrega.

Agenda
No dia 2, divididos em quatro grupos temáticos, os delegados vão trabalhar sobre os seguintes temas: Projeto Nacional de Desenvolvimento, com ênfase em política econômica e social; As novas tecnologias e mecanismos de participação popular; Economia criativa como estratégia de desenvolvimento; e Conjuntura Nacional e as Eleições de 2018.

Já no dia 3, os delegados elegerão os novos membros do Diretório Nacional que, na sequência, escolherão os membros da Executiva Nacional para o próximo triênio.

assuntos

comece o dia bem informado: