TRE-PE
TRE-PEFoto: Divulgação

O eleitor terá que se apressar nesta semana para regularizar a sua situação com a Justiça Eleitoral. Quem deixou o ajuste para última hora terá até a próxima quarta-feira, às 16h, para fazê-lo. A data marca o chamado fechamento do cadastro eleitoral e o prazo do término não será prorrogado. Para atender o aumento da demanda, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) ampliou os horários de atendimento. Todos os cartórios e postos de atendimento estão funcionando das 8h às 16h. Os eleitores com alguma pendência com a Justiça Eleitoral podem ter problemas para tirar passaporte, se inscrever em concurso público, efetuar matrículas em faculdades e participar de benefícios sociais, como o Bolsa Família, por exemplo.

Os serviços obrigatórios que vão até dia 9 de maio são: emissão do 1º título, alteração de dados, regularização de título cancelado e transferência de domicílio eleitoral e regularização da biometria para quem perdeu os prazos deste ano ou de anos anteriores. Travestis e transexuais que quiserem inserir o nome social no título eleitoral também têm até o dia 9 de maio. Para as pessoas com deficiência também se encerra nessa data a transferência para seção eleitoral com acessibilidade e a regularização da situação eleitoral de presos provisórios e adolescentes internados que não possuem cadastro eleitoral ou desejam votar no pleito este ano.

Todos esses procedimentos devem ser feitos no cartório eleitoral ou posto de atendimento da cidade onde o cidadão reside, sendo necessária a transferência caso o título pertença a outro domicílio eleitoral. Para saber a qual cartório se direcionar, o eleitor poderá, através do site do TRE-PE (www.tre-pe.jus.br), encontrar o endereço e telefone de todos os postos de atendimentos de Pernambuco. Maior posto de atendimento no Estado, a Central de Atendimento ao Eleitor do Recife (Caec), localizada no Bairro de São José, está atendendo apenas com senhas entregues na hora, pois os agendamentos via internet já foram esgotados.

Após o fechamento do cadastro no dia 9 de maio próximo e até 10 dias antes das eleições (27 de setembro próximo), os únicos serviços que poderão ser feitos em cartório são emissão 2ª via do título eleitoral e certidão circunstanciada (são tiradas no cartório e concedida pelo juiz para resolver provisoriamente a necessidade de apresentar a quitação eleitoral enquanto o cadastro está fechado).

comece o dia bem informado: