Entrega do título de cidadão recifense ao general Artur Costa Moura
Entrega do título de cidadão recifense ao general Artur Costa MouraFoto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Por iniciativa da Comissão Executiva do Poder Legislativo Municipal, o general do Exército Artur Costa Moura recebeu o título de Cidadão do Recife, em sessão solene no Plenário da Casa de José Mariano, nessa quinta (28). Nascido em 1956 na cidade baiana de Jequié, a 365 km de Salvador, o general assumiu o Comando Militar do Nordeste (CMNE) por dois anos - entre 2016 e 2018. Por designação do presidente Eduardo Marques, a solenidade foi comandada pelo primeiro vice-presidente da Câmara do Recife, o vereador Carlos Gueiros (PSB).

“Aqui, no Recife, que é a sede do comando, eu tive o privilégio de ter contato com instituições do Estado e, principalmente, com as pessoas. O recebimento do título de cidadão do Recife é um privilégio e uma honra, mas também é o momento de compartilhar esse título com meus comandados, pois trabalhamos juntos na conquista dos objetivos”, ressaltou Artur Costa Moura.

Leia também:
Bolsonaro: do repúdio ao título de cidadão recifense


No evento, compuseram ainda a mesa o Comandante Militar do Nordeste, o general de Exército Marco Antônio Freire Gomes; o chefe da Casa Militar do Governo do Estado, o coronel da Polícia Militar Eduardo Pereira; o presidente do Tribunal Regional da 5ª Região, o desembargador Manoel Erhardt; o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), o desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho, e o comandante do Segundo Comando Aéreo Regional, o brigadeiro do ar Walcyr Josué de Castilho Araújo. Na ocasião, o Diretor Operacional da Folha de Pernambuco, José Américo Góis, representou o presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro. “O general é um brasileiro ilustre, com imensos serviços prestados ao Pernambuco e ao Nordeste na sua área de atuação”, comentou Américo.

Em sua fala, o presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Marques (PSB), ressaltou as ações do novo cidadão do Recife à frente do Comando Militar do Nordeste, como a participação na Operação Leão do Norte, na Região Metropolitana do Recife, tendo por objetivo realizar atividades de Garantia da Lei e da Ordem, a Operação Carro-Pipa para mitigar os efeitos da seca nas comunidades interioranas, e a perfuração e disponibilização de poços artesianos.

Já como cidadão recifense, o general Moura recordou a primeira viagem ao Recife, ainda na infância, e recuperou momentos históricos do Exército, enaltecendo a sua função social e de segurança. "Ressalto que o Exército é parte da superação de graves problemas e que as soluções serão alcançadas com a participação de todos.

O Comando Militar do Nordeste, desde a sua criação, promove uma profícua e fraterna relação entre o exército e o povo nordestino, em particular com aqueles que vivem aqui no Recife. Sempre destaco o excepcional relacionamento entre o Exército brasileiro e o Estado de Pernambuco”, afirmou.

assuntos

comece o dia bem informado: