Livro sobre direito, tecnolodia e sociedade: Evoluamos_
Livro sobre direito, tecnolodia e sociedade: Evoluamos_Foto: Divulgação

Com o objetivo de promover uma reflexão sobre imersão tecnológica e seus desdobramentos nos ambientes sociais, os coordenadores da iniciativa PlacaMãe.Org_, do Recife, Paloma Mendes Saldanha, Alexandre Saldanha e Aline Taraziuk, lançam nesta quinta-feira (12), às 19h, no SinsPire da Praça do Arsenal, seu primeiro livro colaborativo: Evoluamos_. A obra reúne ensaios, textos científicos, fotos e manifestações artísticas de 20 colaboradores, tendo como ponto em comum a forma como a sociedade se relaciona com as inovações tecnológicas, em especial as associadas com as tecnologias da informação.

“O livro aborda Direito, Tecnologia e Sociedade de uma forma não convencional. Com um conteúdo dinâmico e acessível, a proposta é provocar a criticidade nos leitores por meio de um debate embasado e consciente sobre o entrelaçamento de diversas áreas dentro das tecnologias e seus impactos culturais. Essa é uma obra que representa a essência da PlacaMãe.Org”, explica Paloma Mendes Saldanha, uma das coordenadoras do projeto.

A obra é dividida em quatro episódios, traçando uma linha de pensamento que vai de um cenário no qual é preciso aceitar a inovação - e ao mesmo tempo resistir, até a produção e transmissão de conhecimento no ambiente imerso em tecnologia. No texto “Tecnologias digitais e novas economias”, presente no primeiro episódio do livro, o autor e também diretor de conteúdo da PlacaMãe.Org_, Alexandre Saldanha, reflete sobre a sociedade hiperconectada.

"É necessário repensar as dinâmicas econômicas no contexto da sociedade hiperconectada e analisar como as regras jurídicas tradicionais se adaptam, ou não, a tal circunstância para não haver incompatibilidades indesejadas", comenta Alexandre.
No primeiro episódio do livro, as reflexões se concentram em como a tecnologia se incorpora como elemento cultural, impactando as ações diárias como locomoção, pontualidade, acessibilidade e sustentabilidade. No segundo episódio, as discussões giram em torno da educação e suas relações com as tecnologias digitais. Há ainda espaço, nesse contexto, para uma reflexão sobre o uso da tecnologia para melhorar os processos educacionais de ensino e aprendizagem versus a necessidade de um preparo “orgânico” para digitalização.

O texto de Sérgio Xavier, ex-secretário de Meio Ambiente de Pernambuco e um dos colaboradores do projeto, propõe a reflexão sobre as ‘BioCidades CicloConectadas’. “A humanidade é uma grande teia, composta por redes plurais entrelaçados (sociais, econômicas, culturais, pessoais – físicas e virtuais), que têm os mesmos princípios das redes biogeológicas do ambiente natural. O desafio da sustentabilidade urbana é interconectar harmoniosamente os processos humanos com os processos naturais”, pontua Xavier.

Já no terceiro episódio da obra, os autores se expressam sobre a construção de valores éticos de uma pessoa e sobre a exposição por meio das inúmeras formas de reproduzir e compartilhar informações e pelas próprias alterações em padrões de comportamentos, fazendo surgir novas exigências, novas vontades e necessidades corporais. O episódio final do livro é dedicado às opiniões e estudos dos autores sobre como as inovações tecnológicas alteram nossos direitos, tanto criando novos quanto extinguindo outros, e reinterpretando alguns, e fazem surgir novos padrões de comportamento, inclusive padrões econômicos.

COLABORADORES DO LIVRO EVOLUAMOS_

Alexandre Saldanha
Ricardo Bicudo Marcelino
Sérgio Xavier
Aline Taraziuk Nicodemos
Lisangela Santos
Rosângela Vieira
Maria Gabriela Mendes Saldanha
Catarina Gonçalves
Ana Carla vogeley
Ernandes Rodrigues
Paloma Mendes Saldanha
Rosa Freitas
Paula Lima Oliveira Cavalcanti Rosa
Bárbara Santini
Genifer Andrade
Eduardo Magrani
Renan Medeiros de Oliveira
Gabriela Anacleto
Débora Buarque
Ticiano Torres Gadelha

Serviço:
Lançamento do livro “Evoluamos”
Data: Quinta-feira (12)
Horário: 19h
Local: SinsPire (Rua da Guia, 237 – Praça do Arsenal)
Vendas: No local – R$ 70,00 ou pelo site www.placamae.org/

assuntos

comece o dia bem informado: