Em sua despedida da Comissão de Educação, Danilo Cabral participou do descerramento de sua placa na galeria de presidentes
Em sua despedida da Comissão de Educação, Danilo Cabral participou do descerramento de sua placa na galeria de presidentesFoto: Divulgação

O deputado Danilo Cabral (PSB-PE) participou, na noite desta quarta-feira (13), de uma reunião da Comissão de Educação da Câmara Federal que marcou a sua  despedida do comando do colegiado. Durante a sessão, houve o descerramento da foto do parlamentar na galeria dos presidentes da comissão.

O novo presidente desta Legislatura é o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB-PB). A escolha da presidência das comissões permanentes é feita com base no resultado da última eleição para a Câmara e no princípio da proporcionalidade partidária. Ou seja, o tamanho de cada bloco partidário na Casa define quem escolhe primeiro e quantas comissões cada um terá.

Durante seu mandato, iniciado no ano passado, o parlamentar realizou um total de 56 reuniões e aprovou 116 proposições legislativas. Danilo Cabral pontua que, mesmo sendo uma gestão curta, espremida pelo calendário eleitoral, foi possível colocar em marcha um agenda intensa de atividades. "Nosso trabalho combinou a agenda estratégica, envolvendo os temas estruturantes para a educação brasileira com os temas do dia-a-dia, da atualidade", explicou.

Danilo Cabral ainda ressaltou que a perspectiva de redução drástica de recursos apresentada pelo governo de Jair Bolsonaro coloca em risco os avanços obtidos nas últimas décadas. "É preocupante a escalada autoritária contra a liberdade de cátedra e o livre pensamento. A convivência democrática, o respeito às diferenças e o debate plural são parte da tradição histórica dessa comissão".

A partir de agora, o parlamentar continua na Comissão de Educação como membro suplente, mas seguirá sugerindo medidas para o setor. No mês passado, Danilo protocolou um PL que determina que os recursos da contribuição ao salário-educação sejam distribuídos aos estados e municípios de forma proporcional à quantidade de alunos matriculados na educação básica.

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