A proposta, de autoria do vereador João da Costa (PT), foi apreciada em sessão plenária nesta segunda-feira (9)
A proposta, de autoria do vereador João da Costa (PT), foi apreciada em sessão plenária nesta segunda-feira (9)Foto: Carlos Lima

A Câmara do Recife aprovou um projeto de lei que dá o nome Engenheiro Hélio Almeida, localizada na Rua dos Palmares, em frente ao Hospital Procape, no bairro de Santo Amaro. A proposta, de autoria do vereador João da Costa (PT), foi apreciada em sessão plenária nesta segunda-feira (9). A homenagem, segundo o petista, se deve às contribuições à luta pelos direitos humanos e sociais no Recife e militância do cicloativista.

Hélio Almeida foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco, nos anos 80, e nasceu e residiu boa parte de sua vida no bairro de Santo Amaro. Foi nessa localidade que o engenheiro da Chesf engajou-se na luta por uma sociedade mais justa e igualitária. Contudo, um fatídico acidente de trânsito, no dia 22 de março de 2017, ceifou a vida de Hélio. Por volta das 5h30 daquele dia, ele foi atropelado em frente à praça que agora levará seu nome.

"Hélio era uma pessoa extremamente engajada na luta por uma sociedade menos desigual, mais humanitária e justa. Desde a sua juventude, ele foi engajado na luta política. E nos últimos anos de vida, dedicou-se também ao cicloativismo, adotando a prática esportiva como forma de melhorar a saúde e bem-estar, além de contribuir fortemente com a mobilidade de nossa cidade", explica João da Costa. "Sua luta serve de exemplo para futuras gerações. Por isso, nossa homenagem", completa o vereador.

O projeto de lei foi encaminhado para a sanção pelo prefeito Geraldo Julio (PSB).

Foto: Carlos Lima/Câmara do Recife

 

assuntos

comece o dia bem informado: