Vereador do Recife Ivan Moraes Filho (PSOL)
Vereador do Recife Ivan Moraes Filho (PSOL)Foto: Beto Figueiroa/Divulgação

mortalidade materna e a situação das maternidades públicas da capital pernambucana será tema de audiência pública na Casa José Mariano, nesta terça-feira (12). Por solicitação vereador Ivan Moraes (PSOL), atendendo à reinvindicação do movimento de mulheres, a audiência aberta a população será realizada no plenarinho da Casa José Mariano, das 9h às 13h.

Desde 2012 a taxa de mortalidade materna vem num crescimento preocupante. Em 2015, o município registrou 22 mortes de mulheres. Aplicando a proporção, o numero significa uma taxa de 93 por 100 mil partos realizados, bem acima das 35 mortes/100 mil partos, índice considerado aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Complicações durante a gravidez, parto e puerpério (pós-parto) estão entre as causas.

Leia também:
[Manchetes] Veja os principais destaques nos principais jornais do país nesta segunda
Promessas de campanha de Paulo Câmara chegam na Assembleia
Silvio Costa Filho: oposição concorda com projetos enviados por Paulo Câmara


"Essa realidade é ainda mais severa quando fica constatada que a taxa de mortalidade se concentra nas mulheres negras. Os óbitos maternos de mulheres negras, sem renda ou em trabalhos precarizados, são três vezes mais frequentes, em relação às mulheres não negras", afirma Ivan.

Para a audiência pública, foram convidados os titulares da Secretaria de Saúde e da Mulher do Recife, Jailson Correia e Cida Pedrosa, respectivamente, além da Promotoria de Defesa da Cidadania do Ministério Público de Pernambuco.

assuntos

comece o dia bem informado: