Arte nas ruas do Recife Antigo
Arte nas ruas do Recife AntigoFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A Pirilampo Criativo, projeto da Usina da Imaginação, organização civil que atua nas comunidades da América Latina com a promoção de ações educativas e de arte para crianças da primeira infância, está coletando assinaturas para o abaixo-assinado da campanha “A rua também é nossa”. No período de 1º a 12 de novembro, dez voluntários vão se intercalar nos bairros Arruda, Recife Antigo, Boa Vista, Santo Antônio, Campo Grande, Graças, Iputinga, entre outras áreas, para explicar a proposta à população, que pode assinar e apoiar o documento, também está disponível no https://aruatambemenossa.org/. A expectativa é de atingir duas mil assinaturas até o dia 12 de novembro. Após o prazo, o resultado da campanha será apresentado à Prefeitura da Cidade do Recife para se transformar em lei.

“Queremos mostrar a potencialidade e pluralidade que a rua possui. Ela não é apenas caminho e acesso. A via é lugar de existência, diversão, aprendizado, coletividade e, principalmente, para as crianças pequenas, a rua deve ser lugar de encontro e do brincar”, afirma Rita de Cácia Oenning da Silva, diretora executiva da Usina da Imaginação e coordenadora de Pirilampo Criativo Lab. Durante o ano, as instituições promovem, desde 2011, a Festa dos Becos no Arruda, Campo Grande, e outros bairros da Zona Norte. Durante um turno, uma das ruas do bairro é fechada para que crianças ocupem o espaço, se reconectando com as clássicas brincadeiras de locais públicos com segurança.

“É um trabalho de sensibilização com os moradores para que se apropriem de seu espaço geográfico e político, mostrando seu protagonismo na busca por melhorias para as comunidades em prol das crianças pequenas”, coloca Kurt Shaw, coordenador do Projeto e diretor executivo de Usina da Imaginação.

assuntos

comece o dia bem informado: