#
Festa do Morro: a fé que encurta as distânciasFoto: Brenda Alcântara

Com o intuito de promover proteção às crianças em situação de vulnerabilidade e risco social, profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH) realizarão, a partir desta sexta-feira (29), atividades de sensibilização junto aos pais e demais pessoas que visitam o Morro da Conceição. As ações acontecem durante os dez dias da 115ª Festa de Nossa Senhora da Conceição. A iniciativa é realizada todos os anos pela Prefeitura do Recife para alertar os visitantes da Festa do Morro sobre a importância de proteger as crianças e adolescentes de exploração pela mendicância e pelo trabalho infantil – práticas ainda corriqueiras nas festas populares. Para isso, com a finalidade de ofertar atenção e proteção às crianças no entorno da festa, a SDSJPDDH vai montar um Espaço de Proteção no Largo Dom Luiz.

A ação, que acontece com mais destaque nos grandes eventos da cidade, está incorporada à rotina do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (SEAS), cujas equipes cotidianamente identificam situações de violação de direitos nas vias públicas da cidade. Assim como acontece na Festa do Morro da Conceição, as situações mais críticas são encaminhadas aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e aos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), para acompanhamento das famílias através da inserção social via políticas públicas de proteção e promoção social.

A ação de enfrentamento ao trabalho infantil e a outras violações de direitos continuam pós-festa, quando as famílias são convidadas a comparecer em atividades educativas e de sensibilização sobre proteção à infância, promovida pela equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

EMPULSEIRAMENTO – Nos dias 7 e 8 de dezembro, a Gerência da Criança e do Adolescente do Recife, ligada à SDSJPDDH, vai distribuir pulseiras de identificação para as crianças que estiverem presentes no acesso à subida do Morro da Conceição. O objetivo da ação de empulseiramento é estimular os pais a colocarem as pulseiras com nome e telefone dos responsáveis sempre que forem com os filhos para locais de grande circulação de pessoas, para facilitar a localização dos pequenos, caso se percam. Ações de empulseiramento como esta já foram realizadas no carnaval, no Sítio da Trindade durante o período junino, no Parque da Jaqueira, nas praias de Boa Viagem e do Pina, entre outros.

LGBT – A Gerência de Livre Orientação Sexual do Recife (GLOS), também ligada à SDSJPDDH, vai estar presente na Festa do Morro da Conceição. A equipe vai divulgar a campanha Recife Sem Preconceito e Discriminação, falando dos serviços oferecidos pelo Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT do Recife - espaço de promoção da cidadania e garantia de direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, habilitado a fornecer orientações sobre direitos humanos e prestar atendimento especializado a vítimas de discriminação e violência homofóbica.

assuntos

comece o dia bem informado: