Paulo Pugliesi, diretor executivo da Folha de Pernambuco; Mário Bandeira Guimarães Neto, diretor geral da Escola Superior de Advocacia da OAB (ESA) e Felipe Ferreira Lima futuro presidente do Instituto Egídio Ferreira Lima.
Paulo Pugliesi, diretor executivo da Folha de Pernambuco; Mário Bandeira Guimarães Neto, diretor geral da Escola Superior de Advocacia da OAB (ESA) e Felipe Ferreira Lima futuro presidente do Instituto Egídio Ferreira Lima.Foto: Arthur Mota / Folha de Pernambuco

Com referências a quatro datas significativas, o 1º Talk Internacional de Direitos Fundamentais, em homenagem à Egídio Ferreira Lima, será realizado na próxima quarta-feira, dia 4 de setembro, das 9h às 17h, no auditório da Ordem dos Advogados de Pernambuco (OAB-PE). Além de prestar uma homenagem aos 90 anos de Egídio, o evento lembra os centenários da Constituição de Weimar e da Fundação Organização Internacional do Trabalho (OIT), assim como os 70 anos da Lei Fundamental de Bonn.

O evento também marca a posse da nova diretoria do Instituto Egídio Ferreira Lima, que será presidida por Felipe Ferreira Lima. A organização já foi comandada pelo desembargador do Tribunal do Trabalho da 6ª Região (TRT6) Eduardo Pugliesi e pelo advogado Carlos Neves, que agora foi conduzido ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) por indicação do governador Paulo Câmara.

Para Mário Bandeira Guimarães Neto, diretor geral da Escola Superior de Advocacia da OAB (ESA) e futuro vice-presidente do Instituto que homenageia Egídio Ferreira Lima, a conferência busca ressaltar os marcos históricos e discutir a importância dos direitos fundamentais. “São datas extremamente importantes, relacionados aos direitos fundamentais. Debater os direitos fundamentais, hoje em dia, é extremamente pertinente no cenários que a gente vive. Não só no País, mas a nível global”, explicou Mário, em visita à Folha de Pernambuco, junto ao futuro presidente do Instituto, Felipe Ferreira Lima, e ao desembargador Eduardo Pugliesi. Eles foram recebidos pelo diretor executivo do jornal, Paulo Pugliesi, nesta terça-feira (27).

“Ninguém expressa mais os direitos fundamentais em Pernambuco do que Egídio Ferreira Lima, que completou ontem 90 anos”, complementou Pugliesi, um dos palestrantes do Talk.

Entre participantes confirmados estão o professor catedrático da Universidade de Lisboa, Portugal, Pedro Romano Martinez, e o professor da Scuela Superiore Sant’Anna de Pisa, Itália, Giacomo Delledonne. Além deles, a conferência contará com a participação de Ingrid Zanella, doutora pela UPFE; Marcelo Labanca, pós-doutor pela Universidade de Pisa, Itália; Sílvia Nogueira, mestra pela UFPE; Leonam Baesso da Silva, pós-doutor pela UFRJ; Carol Amorim, doutora pela PUC/SP; Sérgio Torres Teixeira, doutor pela UFPE; Marcelo Casseb Continentino, doutor pela UNB; Walber Agra, pós-doutor pela Universidade de Bourdeaux, França, e Sílvio Romero, pós-doutor pela Universidade de Lisboa.

Na oportunidade, serão entregues, ainda, medalhas comemorativas a personalidades do meio jurídico, político e cultural pernambucano que contribuíram no desenvolvimento do Estado e do País. A primeira medalha destas homenagens, inclusive, foi concedida pelo Instituto a Armando Monteiro Filho, em 26 de agosto de 2009.

O evento é promovido pela ESA e pelo Instituto Egídio Ferreira Lima, com o apoio do TRT6, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), da Associação dos Advogados Trabalhistas de Pernambuco (AATP) e da Faculdade Damas. As inscrições podem ser realizadas no site www.esape.com.br.

assuntos

comece o dia bem informado: