Seminário
SeminárioFoto: Divulgação

O Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop) realizará o Seminário “Santo Amaro conta a sua história: prevenção e cultura de paz”, no dia 10 de outubro, das 8h às 16h, na Associação de Moradores da Ilha Santa Terezinha – Santo Amaro |Recife. O evento será promovido em parceria com organizações e coletivos do bairro.

A ação foi articulada pelo Gajop, Grupo Adolescer, Ruas e Praças, Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente | AACA e Associação de Moradores da Ilha de Santa Terezinha. A ideia surgiu com o intuito de reunir a comunidade para discutir prevenção da violência, a partir da articulação de vários grupos e moradores que desenvolvem projetos e atividades sociais no local.

O Seminário inicia no turno da manhã, em frente à sede do Grupo Adolescer, com a caminhada do conhecimento – passeio pelo bairro para explorar sua história e vivenciar sua rotina. Em seguida, na sede da Associação de Moradores da Ilha Santa Terezinha, será o momento de contação de história, dividido em dois eixos: “Memórias de Santo Amaro”, com as moradoras dona Mocinha, Nicinha e seu Arnóbio e, “Santo Amaro: lutas e conquistas” com depoimentos de três jovens da comunidade.

Dando sequência à programação, será a roda de conversa “Prevenção da violência” que reunirá moradores e organizações do bairro para discutir sobre a realidade local, tendo em vista traçar estratégias coletivas de prevenção à violência. Para finalizar o turno da manhã, o Gajop fará o lançamento da cartilha “Abordagem policial”, material ilustrativo com orientações legais sobre o tema e discas tratando o que pode e não pode acontecer durante uma abordagem.

O turno da tarde do Seminário será reservado para realização de debates e trocas de ideias entre os participantes, através do Cine Cidadania, com exibição de curtas metragens sobre Santo Amaro. Para encerrar o seminário, grupos culturais farão apresentações, entre elas: dança, percussão, capoeira, hip hop e teatro. Toda programação é gratuita e aberta ao público.



Seminário “Santo Amaro conta a sua história: prevenção e cultura de paz”

Data: 10 outubro de 2019 | Horário: 8h às 16h.
Local: Associação de Moradores a Ilha Santa Terezinha – Santo Amaro | Recife.

- Programação:

8h: Caminhada do conhecimento.
9h: Abertura do Seminário.
9h30: Contação de estórias: “Memórias de Santo Amaro” (dona Mocinha, Nicinha e seu Arnóbio) e “Santo Amaro: lutas e conquistas” (jovens da comunidade).
10h30: Roda de conversa sobre “Prevenção da violência” e lançamento da cartilha “Abordagem policial” do GAJOP.
11h30: Almoço.
14h: Cine cidadania + debate.
15h: Apresentações culturais comunitárias.
16h: Encerramento.

assuntos

comece o dia bem informado: